Cidades

Intestino gigante no shopping alerta para câncer

Redação | 10/09/2009 13:30

Uma réplica de intestino grosso gigante, que já percorreu vários países e foi visto por cerca de 70 mil pessoas, está exposto no pátio do Shopping Campo Grande para demonstrar as doenças que atingem esse órgão.

O alerta tamanho família, feito por meio da exposição intitulada Intestino Itinerante Gigante, é exposto como parte da Semana de Prevenção do Câncer de Intestino.

Nesta manhã, durante a exposição, foi exibido um vídeo ilustrativo, narrado por um boneco que detalha as doenças que podem afetar o intestino.

O vídeo abordou, ainda a importância da colonoscopia, exame mais eficaz para detectar câncer de intestino.

A Semana de Prevenção é organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e a Sociedade Sul-Mato-Grossense de Gastroenterologia e Nutrição. O evento de hoje foi aberto pelo médico Marcelo Dotti, com a participação do governador André Puccinelli (PMDB) e do prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

A exposição sobre o funcionamento do intestino grosso no shopping é gratuita, e segue até o próximo domingo (13).

Prevenção - Durante os trabalhos, o governador André Puccinelli destacou que o câncer no intestino e no estômago são a manifestação mais comum dessa doença nos homens, mas podem ser prevenidos em até 30% dos casos.

Como o câncer de intestino e de estômago são doenças consideradas 'silenciosas', que só se manifestam quando estão em estágio avançado, quando pode ser tarde para o tratamento, é importante investir na prevenção, lembrou Puccinelli.

"

Nos siga no Google Notícias