Interior

Vacinação contra gripe começa com 39 postos para imunizar 90 mil

Idosos acima de 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária serão vacinados na primeira etapa

Helio de Freitas, de Dourados | 24/03/2020 09:13
Dentro do carro, douradense é vacinada contra a gripe na abertura da campanha, nesta terça-feira (Foto: Adilson Domingos)
Dentro do carro, douradense é vacinada contra a gripe na abertura da campanha, nesta terça-feira (Foto: Adilson Domingos)

Começou nesta terça-feira (24) a Campanha Nacional contra a Influenza em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Além das 36 unidades básicas de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a vacinação contra a gripe em três locais pelo sistema “drive thru”, que permite a imunização sem a pessoa sair do carro, e uma equipe volante na Praça Antônio João, no centro. O objetivo é evitar aglomerações, segundo o coordenador do Núcleo de Imunização Edvan Marcelo.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas os profissionais de saúde estão reforçando o pedido para as pessoas se vacinarem e evitar a gripe. Além disso, a vacina auxilia na triagem de pacientes e acelera o eventual diagnóstico do novo coronavírus.

Junto com a campanha contra a gripe ocorre a campanha de vacinação contra o sarampo para imunizar pessoas de 20 a 49 anos.

Os postos de vacinação dentro do carro funcionam das 8h às 17h no Ginásio Municipal de Esportes, na Rua Monte Alegre, Estádio Douradão, na Rua Coronel Ponciano, e no Centro Esportivo Jorjão, no Jardim Água Boa.

Hoje e amanhã serão vacinados idosos com idade acima de 80 anos, bombeiros militares e profissionais de saúde da atenção básica. Na quinta e sexta-feira serão vacinados idosos de 70 a 80 anos, bombeiros e profissionais da saúde.

Na segunda-feira (30) começam a ser vacinados idosos de 60 a 70 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária. Já no dia 31 de março serão atendidos também profissionais de saúde da atenção secundária e terciária da rede pública e conveniadas.

Entre todos os grupos apontados como prioridade – idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças, população indígena, profissionais de saúde, educadores e bombeiros militares, são 90 mil pessoas a serem imunizadas.

Nessa primeira etapa, segundo Edvan Marcelo, são 18 mil pessoas acima de 60 anos, sete mil profissionais de saúde e 250 bombeiros militares.

Nos siga no