Interior

Universitários contra invasão da UFGD iniciam tumulto em prédio de reitoria

Renata Volpe Haddad e Helio de Freitas, de Dourados | 11/11/2016 11:07
Passeata hoje pela manhã (11) no centro de Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
Passeata hoje pela manhã (11) no centro de Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

Um princípio de tumulto no prédio da reitoria da UFGD (Universidade da Grande Dourados) aconteceu na noite de ontem (10) e foi causado por um grupo de alunos que são contra a invasão da universidade em Dourados, distante 233 km de Campo Grande.

Segundo informações dos estudantes que invadiram o local, os alunos contra a manifestação foram até o prédio da reitoria, onde cerca de 240 universitários passaram a noite, e tentaram entrar no local.

Houve um princípio de tumulto, mas o grupo resolveu desistir e prometeu retornar na noite desta sexta-feira (11).

Durante a passeata que aconteceu no centro de Dourados nesta manhã, os universitários relataram o ocorrido.

No dia de greve geral, cerca de dois mil manifestantes fizeram passeata com cartazes e gritos de "essa crise não é nossa", "nenhum direito a menos" e "fora Temer", marcam o ato. Eles afirmam que essa crise que acontece no país, é do "governo golpista".

Invasão - A invasão ao prédio da UFGD faz parte do movimento nacional de estudantes contra projetos do governo Temer encaminhados ao Congresso, principalmente a proposta de congelamento dos gastos públicos. A decisão pela invasão foi tomada durante assembleia, com 159 votos a favor e 83 contrários.

Em nota encaminhada ao Campo Grande News, o movimento afirma que a invasão, que os alunos chamam de ocupação, da reitoria é um “ato de resistência” contra a PEC 55 (que está no Senado) e contra a medida provisória de reforma do ensino médio.

Nos siga no