Interior

União reconhece situação de emergência causada pela chuva em MS

Liana Feitosa | 17/12/2015 13:56
Com o reconhecimento federal, o Governo do Estado elabora novo documento para requerer verba específica para o restabelecimento dos serviços essenciais. (Foto: Chico Ribeiro/ Governo do Estado)
Com o reconhecimento federal, o Governo do Estado elabora novo documento para requerer verba específica para o restabelecimento dos serviços essenciais. (Foto: Chico Ribeiro/ Governo do Estado)

Com mais de 67 mil pessoas afetadas pelas chuvas no sul de Mato Grosso do Sul, o Governo Federal reconheceu situação de emergência em 14 municípios e divulgou a decisão em portaria nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União.

Com o documento, a administração estadual pode solicitar à Defesa Civil Nacional repasse de recursos aos municípios. No entanto, o envio ou não de verba será decisão tomada pela própria Defesa Civil.

Pedido - Agora, com o reconhecimento federal, o Governo do Estado elabora novo documento para requerer verba específica para o restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução de pontes e dutos nas cidades atingidas.

Por enquanto, os trabalhos são paliativos, como entrega de kits emergenciais de limpeza, higiene, além de entrega de dormitório provisório e colchão na Capital para serem distribuídos entre as famílias prejudicadas em todo o sul do Estado.

“Através do PDR (Plano Detalhado de Resposta) solicitamos verba para os serviços essenciais e essa documentação já será encaminhada na próxima semana. Ainda enviaremos outro documento, o Plano de Trabalho, que visa à reconstrução de pontes e dutos”, detalha o coordenador adjunto da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), Tenente-Coronel Adriano Rampazo.

Em todo o Estado, 22 cidades já decretaram situação de emergência, sendo que 14 delas constam no documento estadual encaminhado à União. (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Recursos - O volume de recursos que realmente será necessário para as ações de reconstrução será informado no Plano Detalhado de Resposta que, segundo Rampazo, vai compreender ações de socorro e assistência à população.

“O montante de R$ 115,4 milhões, informado anteriormente no pedido de reconhecimento federal, era uma estimativa. Agora, iremos repassar o valor fechado. Se houver o repasse, o Governo do Estado receberá a verba e executará as obras nos municípios”, afirmou o coordenador.

Em todo o Estado, 22 cidades já decretaram situação de emergência, sendo que 14 delas constam no documento estadual encaminhado à União.

Ajuda - Partindo de Campo Grande, kits de limpeza e higiene, entre outros itens, serão destinados aos municípios em situação de emergência. Segundo a Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), mais carregamentos devem chegar em Campo Grande nesta semana. Ao todo serão entregues mil kits de limpeza, mil kits de higiene, 2,7 mil kits de colchão e 2,7 mil kits de dormitório.

Nos siga no