Interior

Uma tonelada de produtos impróprio para consumo é apreendida no interior

Lucio Borges | 14/05/2015 21:40
Parte dos produtos que estavam estragados em supermercado (Foto: divulgação)
Parte dos produtos que estavam estragados em supermercado (Foto: divulgação)

A Decon (Delegacia de Repressão aos Crimes de Consumo) divulgou no fim da tarde desta quinta-feira (14), que apreendeu mais de uma tonelada de produtos impróprios para consumo e fecharam um supermercado na região de Fátima do Sul, a 237 quilômetros de Campo Grande. A ação ocorreu na semana passada, entre os dias 5 e 9 de maio, em fiscalização com fiscais da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal e o Iagro (Agência estadual de Vigilância Agropecuária), resultando na apreensão e destruição de milhares de produtos de origem animal e vegetal.

A fiscalização de prevenção e repressão foi feita em supermercados e abatedouros clandestinos, visando combater à venda e abate de produtos clandestinos e impróprios para consumo. A maioria das irregularidades encontradas foi de armazenamento inadequado, prazos de validade expirados, temperatura de mercadorias em desconformidade com as normas sanitárias, dentre outras infrações.

Assim, a ação conjunta resultou na descoberta e apreensões em flagrante de mais de uma tonelada de mercadorias, entre os produtos de origem animal, vegetais e perecíveis em geral, que apresentaram as diversas irregularidades. Um supermercado chegou a ser interditado pela vigilância sanitária, devido ao excesso de mercadorias com prazos de validade expirados, expostos a venda.

Repressão e Conscientização

Conforme a Decon, além da ação de natureza fiscalizatória e de repreender e apreender, a força tarefa também teve objetivo educativo, para promover a orientação dos responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados quanto à manipulação e armazenamento de gêneros alimentícios, dando cumprimento às normas sanitárias vigentes. “Respeitando, assim, a coletividade dos consumidores. Notou-se significativa melhora nos locais fiscalizados anteriormente pela equipe”, aponta nota da direção da delegacia.

Nos siga no