Interior

Um dia depois, Délia Razuk torna sem efeito nomeação de secretário de Saúde

Prefeitura não explicou motivo; adjunto passa a responder pela Pasta

Helio de Freitas, de Dourados | 11/08/2020 13:39
Viaturas do Gaeco em frente à Prefeitura de Dourados, no dia 15 de julho (Foto: Adilson Domingos)
Viaturas do Gaeco em frente à Prefeitura de Dourados, no dia 15 de julho (Foto: Adilson Domingos)

Não durou um dia a permanência do médico Frederico de Oliveira Weissinger como secretário de Saúde de Dourados. Em decreto publicado nesta terça-feira (11) no Diário Oficial do município, a prefeita Délia Razuk (PTB) tornou sem efeito a nomeação assinada ontem.

Em nota, a assessoria de imprensa da prefeita se limitou a informar que a nomeação de Frederico Weissinger foi declarada sem efeito pelo novo decreto publicado hoje e que o cirurgião dentista Jackson Farah Leiva, secretário-adjunto de Saúde, passa a responder pela Pasta.

Na mesma edição do Diário Oficial, a prefeita delegou competência ao adjunto como ordenador de despesas da Secretaria de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde.

Até agora a prefeitura não explicou oficialmente o motivo da decisão. Extraoficialmente, teria sido por causa da mesma situação ocorrida com o médico intensivista Gecimar Teixeira Junior, exonerado ontem após um mês no cargo.

Segundo a prefeitura, a troca de ontem ocorreu “em função da necessidade de contar com o trabalho intensivista do médico Gecimar Teixeira nas unidades de terapia intensiva”. Além disso, conforme a prefeitura, a medida atende à legislação que exige dedicação exclusiva dos ocupantes de cargos e funções de chefia.

Frederico Weissinger pertence ao quadro de servidores efetivos do município e preside o Núcleo Técnico de Apoio e Combate ao Coronavírus. No cargo de secretário, assim como Gecimar Teixeira, não poderia fazer plantões médicos.

O salário dos ocupantes de cargos de primeiro escalão na Prefeitura de Dourados é de R$ 9.663,15 brutos. Como médico especialista em urgência e emergência, Frederico Weissinger recebeu salário bruto de R$ 23.451,71 em julho, segundo o portal da transparência da prefeitura.

Nos siga no