Interior

UFGD irá realizar exames para confirmar zika vírus a partir de junho

Leonardo Rocha | 15/05/2016 17:47

O laboratório da Faculdade de Ciências da Saúde, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), irá começar a fazer exames de confirmação de zika vírus, a partir de junho em Dourados, cidade que fica a 233 km de Campo Grande. A intenção é dr o devido suporte ao atendimento que é feito no Hospital Universitário.

Segundo o coordenador desta área, Julio Croda, que também é médico infectologista e pesquisador da UFGD, com estes exames o tratamento será mais rápido, pois atualmente o material é enviado para a Fiocruz, no Estado do Paraná. Ele inclusive ponderou que nesta última semana, houve confirmação de quatro casos de zika vírus em gestantes no ambulatório do hospital.

Até o momento, segundo o coordenador, foram sete casos confirmados, sendo cinco (gestantes) de Dourados e duas de Caarapó, cidade que fica a 283 km da Capital. Em um dos casos, o médico relatou que a criança nasceu sem qualquer alteração aparente. Segundo a UFGD, cerca de 50 gestantes da região, estão em acompanhamento no ambulatório do Hospital Universitário, sob investigação em relação zika vírus.

O local tem a disposição um atendimento multiprofissional às gestantes, desde a primeira consulta, oferecendo ainda atendimento psicossocial, em função da suspeita de um eventual diagnóstico da doença. Ele (ambulatório) entrou em funcionamento no dia 4 de março, tendo médicos infectologistas, obstetras e pediatras.

Nos siga no Google Notícias