Interior

UFGD inaugura primeiro polo do país localizado em aldeia indígena

Lúcio Borges | 15/05/2015 18:17

Mato Grosso do Sul será pioneiro na Educação do Ensino Superior para indígenas com estrutura dentro da própria aldeia na região da grande Dourados. A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) inaugurará o primeiro pólo do país localizado na aldeia Porto Lindo, sendo a primeira aldeia do país a receber tal pólo de educação superior à distância. A aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia acontece na noite desta sexta-feira (15) no pólo da área que fica no município de Japorã, a 487 quilômetros de Campo Grande.

O pólo da universidade foi idealizado em uma parceria com a prefeitura da cidade e com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), para atender 40 alunos, dos quais 20 são indígenas da etnia guarani. Uma das especificidades desta Licenciatura é uma grade curricular com ênfase na educação indígena, mas os graduados no curso poderão atuar em quaisquer escolas, indígenas ou não.

A aula inaugural de hoje, com o tema “Compreendendo o estudo online”, será ministrada pela diretora da Faced (Faculdade de Educação a Distãncia) da UFGD, Elizabeth Rocha, e tem como objetivo introduzir os alunos no ambiente virtual de maneira que eles possam entender a lógica do curso e ter autonomia para conduzir os estudos.

Para Elizabeth, a UFGD está cumprindo seu papel de instituição inclusiva quando estabelece um polo dentro da aldeia. “Estamos, de fato, consolidando a inclusão indígena no uso das tecnologias digitais. Agora, eles não precisam mais sair de casa para estudar ou ter acesso à internet, porque a Faced está indo para a aldeia”, explica a professora.

Presencial

Apesar de a Licenciatura ser a distância, estudantes e professores vão participar de encontros presenciais pelo menos uma vez por mês. Além disso, toda semana serão realizadas webconferências para acompanhamento do desenvolvimento do curso.

A Licenciatura em Pedagodia à distância com pólo em Japorã é aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nos siga no Google Notícias