Interior

UEMS cria centro de referência no combate às drogas

João Humberto | 26/01/2011 21:58

UEMS cria centro de referência no combate às drogasTítulo Interno

Professoras coordenadoras do centro se reuniram com a reitoria da instituição para discutir o assunto. (Foto: Divulgação).
Professoras coordenadoras do centro se reuniram com a reitoria da instituição para discutir o assunto. (Foto: Divulgação).

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) assinou um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, pelo qual recebeu cerca de R$ 260 mil para investir na criação de um Centro Regional de Referência Multidisciplinar de combate ao crack e outras drogas, visando atender 34 municípios da região de Dourados.

Na manhã desta quarta-feira, as professoras coordenadoras do centro, Jussara Martins Cerveira, Loreci Gottschalk Nolasco e Cássia Barbosa Reis, se reuniram com a reitoria da instituição para discutir o assunto. Elas disseram que o projeto busca capacitar profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) a lidar com o problema das drogas e com o apoio a seus familiares.

Cinco cursos de capacitação serão ofertados no período que prevê o edital (até dezembro de 2011). Cada curso tem público-alvo específico e carga horária definida.

As aulas acontecem na sexta a noite, e no sábado pela manhã e tarde, uma vez por mês. A previsão é de que em março as atividades didáticas já se iniciem.

Ministrarão os cursos professores da UEMS, além de profissionais como hebiatras (profissionais da área médica que podem ajudar a diminuir a ansiedade dos jovens e esclarecer algumas das muitas dúvidas que surgem na adolescência), psiquiatras, delegados e promotores. Os alunos que participarem da capacitação terão certificação oferecida pelo Ministério da Justiça e pela universidade.

Nos siga no