Interior

Três municípios recolhem pneus velhos para reciclar em Campo Grande

Viviane Oliveira | 13/12/2011 16:38
Já foram levados para a reciclagem cerca de oito pneus – outros 12 mil aguardam transporte. (Foto: divulgação)
Já foram levados para a reciclagem cerca de oito pneus – outros 12 mil aguardam transporte. (Foto: divulgação)

Aproximadamente 8 mil pneus velhos dos municípios de Caarapó, Juti e Laguna Carapã foram removidos para Campo Grande, onde serão reciclados. Para promover o descarte correto de pneus inservíveis os três municípios formalizaram recente parceria com Associação Reciclanip – entidade de São Paulo.

Desde o mês passado, quando teve início o projeto, já foram levados para a reciclagem cerca de oito pneus – outros 12 mil aguardam transporte. Segundo o chefe do Departamento de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Ivo Benites, em Caarapó está funcionando um depósito coberto que abriga os pneus velhos recolhidos nos três municípios parceiros.

“Trata-se de uma área de pouco menos de mil metros quadrados, com capacidade para armazenas 20 mil pneus”, disse. No local, que tem por área útil mais de 830 metros quadrados, a capacidade de armazenamento, de acordo com laudo de vistoria feito pela Secretaria de Saúde, é de aproximadamente 20 mil pneus.

“Em Caarapó existem mais de uma dezena de borracharias, que agora poderão fazer a destinação adequada dos pneus velhos e auxiliar na tarefa de combater a dengue, uma das principais preocupações do setor nesta época do ano, devido às chuvas e ao calor, além de contribuir com o meio ambiente, reutilizando os pneus”, afirma Ivo.

Segundo ele, atualmente, em Caarapó, os níveis de infestação do mosquito transmissor da dengue estão em 0,60% - a OMS (Organização Mundial de Saúde considera estável o índice máximo de 1%. Em 2011, foram confirmados quatro casos de dengue na cidade de Caarapó. As notificações somaram 34 registros, enquanto um caso ainda aguarda resultado.

Nos siga no