Interior

Trator de esteira era utilizado por fazendeiro para desmatar Cerrado

Infrator foi flagrado realizando desmatamento ilegal de aproximadamente cinco hectares de vegetação nativa do Cerrado

Guilherme Correia | 03/07/2020 09:05
Trator de esteira era utilizado para realizar desmatamento ilegal (Foto: Divulgação/PMA)
Trator de esteira era utilizado para realizar desmatamento ilegal (Foto: Divulgação/PMA)

Homem de 45 anos foi flagrado por equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande, utilizando um trator de esteira para desmatar vegetação nativa do Cerrado no município vizinho, Paranaíba.

O flagrante foi feito ontem (2) durante fiscalização na zona rural. O proprietário da fazenda, sem devida licença ambiental, já havia destruído cinco hectares da área com uso do veículo.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Polícia, a estimativa é de que o desmatamento seguiria por uma área consideravelmente maior caso a prevenção não fosse feita.

Ele foi multado em R$ 5 mil e responderá por crime ambiental, com pena de três a seis meses de detenção, e deverá apresentar plano junto à PMA para a recuperação da área afetada.

Ações ilegais - Presente em dois terços da região de Mato Grosso do Sul, o bioma do Cerrado é um dos mais importantes de todo o País. O desmatamento dessa vegetação teve aumento expressivo no ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A derrubada cresceu 13,9% no ano passado, comparado a 2018. Os números vinham reduzindo desde 2016.


Nos siga no