Interior

Trabalhadores ganham macacões de borracha para catar iscas no Pantanal

Ricardo Campos Jr. | 21/10/2017 09:33
Trabalhadores recebem macacões do MPT (Foto: divulgação)
Trabalhadores recebem macacões do MPT (Foto: divulgação)

 

 

O MPT (Ministério Público do Trabalho) distribuiu macacões de borracha impermeável às pessoas que trabalham catando iscas e caranguejos no Porto da Manga. A comunidade pantaneira fica na margem esquerda do Rio Paraguai, a 60 quilômetros de Corumbá.

Conforme o órgão, as pessoas que exercem essa atividade são submetidas a condições precárias e não usam qualquer tipo de equipamento de proteção. Dessa forma, eles ficam sujeitos a ataques de animais, doenças dermatológicas e, no caso das mulheres, a doenças ginecológicas pelo contato direto e prolongado com a água suja.

O dinheiro para a compra das vestes especiais veio de uma multa aplicada a uma empresa por descumprimento da legislação trabalhista.

A procuradora regional do trabalho, Rosimara Delmoura Caldeira, coordenou a entrega dos macacões. Ao visitar a comunidade, ela constatou que existem muitos outros trabalhadores que ainda carecem de equipamentos, “ou seja, haverá outras oportunidades de retorno para a continuidade dessa ação social”, disse.

“Usamos tênis apenas para chegar ao rio e lá tiramos para fazer a captura de iscas e de caranguejos. Com o macacão, certamente estaremos mais protegidos. Espero que ações como essa permaneçam”, disse Nélio de Souza Pinto. O pantaneiro já foi vítima de ataques de cobra e jacaré e elogiou a ação do MPT.

 

Nos siga no