Interior

Temporal derruba árvores, destelha casas e causa queda de energia

Prefeitura disse que domingo será de "força-tarefa" para remover entulhos e começar limpeza

Por Alison Silva | 21/01/2024 11:17
Loading video

A forte tempestade de sábado (20) derrubou árvores, provocou queda de energia, destalhou casas e deixou as ruas de Mundo Novo, a 463 km de Campo Grande, cobertas de lixo. 

Ao Campo Grande News, o prefeito Valdomiro Sobrinho, falou que a previsão é de que a eletricidade seja restabelecida por completo até às 17h deste domingo (21). Em Curitiba para tratar um problema de saúde, ele disse que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros da cidade trabalham de forma ininterrupta para restabelecer a normalidade. 

“Estou em viagem, mas sei que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão trabalhando para fazer com que tudo volte à normalidade”, disse. 

Do mesmo modo, o secretário de comunicação social, Jandaia Caetano, reforçou a declaração do prefeito e deu mais explicações sobre os trabalhos de limpeza de Mundo Novo. 

“Após o temporal, a Defesa Civil, e a Secretaria de Meio Ambiente, continuaram os trabalhos, que seguirão durante todo o domingo. Como neste momento o acúmulo de lixo nas ruas é bastante grande, nosso trabalho será primeiro desobstruir as ruas e posteriormente começar a limpeza da cidade, prevista para esta segunda”, falou Jandaia. Os bairros mais atingidos foram Tapajós, Itaipu e Berneck. 

Temporal derruba árvores, destelha casas e causa queda de energia
Ruas seguem com galhos de árvores e lixo acumulado (Foto: Direto Das Ruas)

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o município registrou 11,8 mm de chuva nas últimas 48h. O órgão mantém  o alerta de chuvas moderadas e fortes com potencial de ocorrência de enxurradas, inundações e alagamentos urbanos em áreas com sistema de drenagem ruim. 

Em nota, a Energisa informou  que a chuva atingiu vários bairros de Mundo Novo, e que a equipe em trabalho triplicou na cidade. Os ventos fortes levaram galhos e derrubaram árvores e postes sobre a rede elétrica. “A empresa acionou seu plano de contingência com o compromisso de atuar com segurança e de acordo com as normas técnicas, a fim de normalizar, o quanto antes, o fornecimento de energia para os clientes.” 

A concessionária orienta que em situações de temporais, as pessoas não se aproximem de fios rompidos e fiações elétricas. 

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), todos os 79 municípios do Estado seguem sob alerta de chuvas intensas ao  menos até o fim da manhã desta segunda-feira (22).  A temperatura mínima prevista para Mundo é de 23ºC com temperatura máxima de 30ºC.  Em Campo Grande, a temperatura mínima prevista é de 22ºC, com  máxima de 27ºC. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News

Nos siga no
Veja Mais