Interior

Sindicato apura votos para saber se aceita reajuste ou vai à justiça

Caroline Maldonado | 23/09/2014 08:10
Manifestação feita no dia 16 em frente a Eldorado Brasil (Foto: Divulgação/Sititrel)
Manifestação feita no dia 16 em frente a Eldorado Brasil (Foto: Divulgação/Sititrel)

Sindicalistas e funcionários das indústrias de papel e celulose em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, reúnem-se nesta manhã em frente a Fibria para apuração dos votos que decidirão se a categoria aceita ou não reajuste salarial proposto pelas indústrias. Depois que os sindicalistas pediram aumento de 10% em julho, as empresas International Paper, Eldorado Brasil e Fibria ofereceram reajuste real de 0,63%, segundo o Sititrel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose).

A apuração dos votos ocorrerá a partir das 8h30, de acordo com o Sititrel. No início da semana passada a entidade fez manifestação em frente as empresas Fibria e International Paper, motivando os funcionários a não aceitar o reajuste proposto pelas empresas.

Segundo o presidente do Sititrel, Almir Morgão, caso os funcionários votem contra o aumento oferecido pelas indústrias, a entidade levará o caso a justiça. Outras categorias das mesmas empresas já conseguiram aumento por decisão judicial, de acordo com Morgão.

A Eldorado Brasil informou na terça-feira (16) que mantém diálogo aberto com o Sititrel e “não comenta os assuntos que estão em negociação”. Após a manifestação de segunda-feira (15), a International Paper informou que está negociando com o Sititrel, mas não sinalizou uma contraproposta.

A Fibria também confirmou que está em processo de negociação coletiva com o Sititrel, mas assegurou ter apresentado no dia 29 de agosto a proposta final e disse que aguarda a realização de assembleia do sindicato para que a proposta seja apreciada e votada pelos empregados.

Nos siga no