Interior

Sete mil processos para um juiz motiva protesto em São Gabriel

Aline dos Santos | 18/06/2013 11:38
Criação de nova vara é cobrada desde 2006. (Foto: Divulgação)
Criação de nova vara é cobrada desde 2006. (Foto: Divulgação)

A situação de mais de sete mil processos para apenas um juiz provocou protesto na noite de ontem em São Gabriel do Oeste, a 140 km de Campo Grande. Desde 2006 é cobrada a instalação de uma segunda vara da Justiça no município.

“Leva-se um ano para o processo ter despacho e até seis anos para ser julgado. A população está ficando descrente quanto ao amparo que a Justiça deveria oferecer”, afirmou o presidente da subseção da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Gabriel do Oeste, Fernando Napp Rocha.

O prefeito Adão Rolim (PR) declarou que já foi criada estrutura para a instalação da segunda vara. “Conseguimos a doação de um terreno, reformamos o prédio do Fórum para facilitar a instalação, fomos inúmeras vezes ao TJ/MS e nada foi feito. Nosso município, com 23 mil habitantes, tem se destacado na produção agroindustrial e tem uma dinâmica forte na área econômica e social e por isso a Justiça é tão vital para nós”, relatou, durante protesto em frente ao Fórum.

A manifestação contou com vereadores, advogados, empresários e estudantes. O pedido será oficializado, novamente, nesta terça-feira ao governo do Estado e ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

“O cidadão tem direito de ter a prestação da tutela jurisdicional célere e eficaz. Em uma sociedade moderna e contemporânea em que vivemos, não podemos admitir mais a espera de anos para que o jurisdicionado tenha sua necessidade atendida”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar.

Nos siga no