Interior

Seminário em outubro vai discutir os refugiados das fronteiras brasileiras

O VI Seminário Nacional da Cátedra sobre Refugiados será realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, de 7 a 10 de outubro

Helio de Freitas, de Dourados | 12/08/2015 11:09

A Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realiza de 7 a 10 de outubro deste ano em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o VI Seminário Nacional da Cátedra, que pela primeira vez ocorre em Mato Grosso do Sul, com o tema “Refugiados e as Fronteiras Brasileiras”.

De acordo com a assessoria da UFGD, a realização do seminário em Dourados, no auditório da unidade I da UFGD, foi viabilizada pelo professor e doutor em Ciência Política César Augusto da Silva. “Além de poder proporcionar aos acadêmicos e profissionais de Direito e de Relações Internacionais um tema nem tão usual, poderemos discutir e entender certas distorções que existem em torno do tema Refugiados”, afirmou o coordenador.

Entre os palestrantes confirmados estão o oficial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e representante da ONU em Brasília, Gabriel Gualano de Godoy, o secretário Nacional de Justiça e Presidente do Comitê Nacional para Refugiados, Beto Ferreira Vasconcelos, e Viviane Mozine Rodrigues, professora na Universidade de Vila Velha (ES) e representante das organizações não governamentais.

Trabalhos acadêmicos – Alunos de graduação e pós-graduação poderão apresentar trabalhos acadêmicos dentro do Encontro Científico da “Cátedra Sérgio Vieira de Mello”, que vai apresentar pesquisas sobre refugiados, direito internacional, migrações internacionais forçadas e outros temas sobre refugiados. Também haverá workshop com o tema “Política Migratória e as Universidades Brasileiras”.

Inscrições – As inscrições para o congresso e para o encontro científico já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro, com valor de R$ 35. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fadir.ufgd@gmail.com ou pelo telefone (67) 3410-2468.

As regras e inscrições estão no link: http://6csvm.blogspot.com.br/2015/05/vi-seminario-nacional-da-catedra.html.

Nos siga no Google Notícias