Interior

Sem atingir meta, Secretaria de Saúde mantém vacinação contra pólio e sarampo

Helio de Freitas, de Dourados | 15/12/2014 10:54
Secretaria de Saúde vai manter vacinação nos postos de Dourados até esgotar as doses disponíveis (Foto: Divulgação/A. Frota)
Secretaria de Saúde vai manter vacinação nos postos de Dourados até esgotar as doses disponíveis (Foto: Divulgação/A. Frota)

Encerrada na sexta-feira em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo continua nos postos de Dourados, a 233 km de Campo Grande. A decisão da Secretaria Municipal de Saúde será mantida enquanto tiver doses disponíveis nas unidades.

A cidade ainda não atingiu a meta de vacinar 15 mil crianças contra a pólio e 12 mil contra o sarampo. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, até agora a campanha atingiu 82,83% da meta da vacina contra a paralisia infantil e imunizou 75,87% das crianças contra o sarampo.

“O prazo determinado pelo Ministério da Saúde já acabou, mas em Dourados decidimos manter por um tempo até que o sistema de registro de dados do ministério seja fechado, desta forma mais crianças podem ser imunizadas”, informou Carla Cristina Ribeiro, gerente do Núcleo de Imunização.

A vacina contra a paralisia infantil é aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e a vacina tríplice viral para imunizar contra o sarampo em crianças de 1 ano a menores de 5 anos. As unidades de saúde fazem a imunização durante o horário de funcionamento, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

A vacina contra o sarampo é contraindicada para crianças com intolerância a lactose. “Quando for feita a triagem antes da vacina, os pais serão questionados sobre isso e orientados de que a dose contra o sarampo não será aplicada em criança intolerante”, explica Carla Cristina. A contraindicação é apenas para a vacina contra o sarampo.

Nos siga no