Interior

Segundo vazamento de amônia no mesmo dia em unidade da JBS fere 27

Nova ocorrência foi registrada em unidade de Ponta Porã

Osvaldo Júnior | 30/05/2017 17:07
Bombeiros atendem feridos em vazamento de amônia em unidade da JBS em Campo Grande (Foto: André Bittar)
Bombeiros atendem feridos em vazamento de amônia em unidade da JBS em Campo Grande (Foto: André Bittar)

Em poucas horas, houve dois registros de vazamento de amônia em frigoríficos da JBS em Mato Grosso do Sul. O segundo incidente, ocorrido no início da tarde desta terça-feira (30), foi em Ponta Porã e deixou 27 pessoas intoxicadas. Durante a madrugada, situação semelhante foi registrada na unidade do grupo, em Campo Grande.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ponta Porã, 27 pessoas foram atendidas depois que o produto vazou por volta do meio-dia. Elas foram socorridas e levadas ao Hospital Regional do município. O vazamento foi verificado na parte superior do frigorífico.

Apesar do risco oferecido pelo produto, nenhuma das pessoas sofreu complicações mais graves, de acordo com boletim médico do hospital. Afirma a nota: "A diretoria do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto informa que dentre os 27 pacientes atendidos por conta de intoxicação por amônia, todos estão estáveis e em observação”

Este foi o segundo vazamento de amônia registrado hoje em frigorífico da JBS em Mato Grosso do Sul. Durante a madrugada, o produto vazou na unidade do grupo em Campo Grande, situada na saída para Sidrolândia.

De acordo com a tenente Juliana Ribeiro, por volta das 5h, os funcionários faziam a manutenção rotineira da câmara 11, quando houve o afrouxamento de uma flange do sistema e gerou um pequeno vazamento.

A equipe de manutenção conteve o vazamento e não chegou a acionar o alarme da indústria. Porém, os bombeiros recomendaram que a câmara fique isolada até amanhã para que haja ventilação.

Em menos de dois meses, esse é o segundo vazamento de amônia registrado na unidade. No dia 6 de abril, dezenas de funcionários ficaram feridos e foram socorridos por terceiros e bombeiros. Dias depois, devido ao vazamento, a JBS foi multada em R$ 1 milhão pela PMA (Polícia Militar Ambiental).

Nos siga no