Interior

Segunda etapa da Expedição da Cidadania atende necessidades de ribeirinhos

Mariana Rodrigues | 07/05/2015 14:52
A expedição começa na próxima segunda-feira (11). (Foto: Divulgação)
A expedição começa na próxima segunda-feira (11). (Foto: Divulgação)

Começa na próxima semana, a segunda etapa do projeto "Expedição da Cidadania", no Comando do 6º Distrito Naval. O projeto leva serviços essenciais ao exército da cidadania e a Justiça Federal às populações de locais de difícil acesso, nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Na próxima segunda-feira (11), após a cerimônia da Marinha, que terá a presença do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Ricardo Lewandowski, os servidores federais e estaduais embarcam nos navios percorrendo o rio Paraguai até o dia 20 de maio. Durante esse período, serão entregues aos ribeirinhos os documentos como RG e Carteira de Trabalho, os óculos prescritos nos atendimentos oftalmológicos da primeira etapa e realizadas as audiências de instrução e julgamento dos processos.

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul estará presente na Expedição da Cidadania com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Fundtur (Fundação de Turismo de MS), Ses (Secretaria de Estado de Saúde de MS) e Defensoria Pública do Estado de MS.

Outras instituições que estão presentes, entre elas o Tribunal Regional Federal da 1ª e da 3ª Região, Cartório de Registro de Pessoas Naturais de Corumbá, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Prefeitura Municipal de Corumbá.

Primeira etapa - O navio da Marinha do Brasil ‘Almirante Leverger’ percorreu o rio Paraguai, entre os dias 10 e 15 de março deste ano, partindo de Ladário até Porto São Pedro. No Estado de Mato Grosso do Sul, foram feitos os pré-atendimentos para identificar as necessidades dos cidadãos, com a respectiva expedição dos documentos, atendimentos médicos e odontológicos, elaboração dos requerimentos administrativos de benefícios previdenciários e dos processos nos Juizados Especiais. O navio prosseguiu subindo o rio Paraguai no Estado de Mato Grosso até o dia 25 de março, com atendimento das equipes de Mato Grosso.

Nos siga no