Interior

Secretária de educação téra de explicar impasse sobre greve a vereadores

Requerimento de convocação foi aprovado por 17 dos 19 vereadores de Dourados

Adriano Fernandes | 04/04/2022 23:00
Vereadores de Dourados durante sessão de hoje (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)
Vereadores de Dourados durante sessão de hoje (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)

A Câmara de Vereadores de Dourados aprovou nesta segunda-feira (4) a convocação da secretária municipal de Educação da cidade Ana Paula Benitez Fernandes, para dar explicações sobre o impasse entre a prefeitura e os profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino. Professores e servidores administrativos estão em greve desde o dia 14 do mês passado, deixando pelo menos 33 mil alunos de escolas e centros de educação infantil sem aula.

O requerimento aprovado por 17 dos 19 vereadores durante a sessão desta segunda-feira, questiona quais são as propostas que estão sendo apresentadas e rejeitadas, qual impacto financeiro da greve e quais outras alternativas o município pode adotar para por fim a paralisação, dentre outros aspectos. Com a aprovação da convocação, Ana Paula Benitez terá de comparecer à Câmara para prestar os esclarecimentos nos próximos dias. 

A greve - Os professores reivindicam reajuste de 33,24% do piso nacional. Já os administrativos cobram 10,6% de reposição da inflação do ano passado. Na sexta-feira, a administração municipal reuniu 46 diretores de escolas municipais para esclarecer o processo de negociação com o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação). Contudo, o município não conseguiu chegar a um consenso sobre a negociação. 

Nos siga no