Interior

Saúde encaminha 60 mulheres para exames de mamografia em Cascavel

Helio de Freitas, de Dourados | 09/10/2015 14:44
Moradoras de Itaquiraí embarcam em ônibus para fazer exames de mamografia em Cascavel, no PR (Foto: Guiomar Biondo/Divulgação)
Moradoras de Itaquiraí embarcam em ônibus para fazer exames de mamografia em Cascavel, no PR (Foto: Guiomar Biondo/Divulgação)

Sem equipamento para fazer os procedimentos, a Secretaria de Saúde de Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, encaminhou pelo menos 60 moradoras da cidade para exames de mamografia no município de Cascavel (PR).

A ação faz parte da campanha “Outubro Rosa” e, segundo a prefeitura, mesmo encarando 230 km de estrada, a medida facilita o acesso das pacientes ao exame, que levariam mais tempo se procurassem atendimento em outra cidade de Mato Grosso do Sul. Os procedimentos são feitos em clínicas da cidade paranaense e pagos pelo município.

O trabalho para organizar a viagem envolveu toda a equipe da prefeitura. Até o prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB) e o secretário de Saúde, Luiz Carlos de Souza, ajudaram no atendimento às moradoras.

“Estamos investindo em saúde e com o Outubro Rosa, exames que antes demoravam de seis meses a um ano, agora estão sendo encaminhados e realizados em aproximadamente um mês”, afirmou o prefeito.

A produtora rural Maria de Melo Domingos, residente no Assentamento Sul Bonito, estava entre as moradoras que embarcaram para fazer o exame em Cascavel. “Estava aguardando já muito tempo e agora vou conseguir fazer a mamografia”.

Nos siga no