Interior

Receita Federal apreende 12 toneladas de mercadorias contrabandeadas

Priscilla Peres | 28/10/2014 16:09
Mercadoria sem nota fiscal foi encontrada em carreta. Foto: Receita Federal)
Mercadoria sem nota fiscal foi encontrada em carreta. Foto: Receita Federal)

A Receita Federal apreendeu 12 toneladas de mercadorias contrabandeadas da Bolívia, que estavam sendo transportadas em uma carreta com placas do Paraná. A abordagem ocorreu na tarde de ontem Posto Esdras, na faixa de fronteira de Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, com o país vizinho.

Ao abordar a carreta que vinha da Bolívia, o condutor apresentou uma documentação em que constava que o veículo estava vazio, porém o fato de estar coberto com lona, chamou a atenção dos servidores.

Ao verificarem o compartimento de cargas, os fiscais da Receita encontraram diversos fardos de vestuários, toalhas, artigos de artesanato e ainda grãos e batatas. O motorista contou que levaria a carga até o pátio de uma transportadora em Corumbá, onde iria buscar notas fiscais para “acobertar” a importação irregular.

O condutor foi levado para a Delegacia de Polícia Federal e autuado por contrabando e descaminho, cuja pena varia de um a cinco anos de reclusão em caso de condenação. A PF e a Receita Federal também irão apurar a responsabilidade da transportadora no caso.

O Inspetor-chefe da Receita Federal, Eduardo Fujita, informou que o valor estimado da apreensão é de R$ 170 mil. Segundo o site Diário Corumbaense, as peças de vestuário em condições de uso, vão a leilão ou serão doadas a entidades beneficentes. Já os alimentos e outros produtos perecíveis serão destruídos.

Nos siga no