Interior

Rebelião no presídio de Jardim mobiliza policiais militares de cinco municípios

Eduardo Penedo | 11/10/2014 19:17

Policiais militares de pelo menos cinco municípios estão neste momento mobilizados em razão de uma rebelião no Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim. Até o momento não há feridos. Os policiais estão esperando o Batalhão de Choque de Campo Grande para invadir o presídio. Atualmente, o local abriga 120 detentos em quatro celas.

Segundo a PM (Policia militar de Jardim), foram mobilizados os grupamentos de Nioaque, Bela Vista, Caracol, Aquidauana e o Batalhão de Choque, que está indo de Campo Grande. No momento, a rebelião está sob controle e sem feridos. Os policiais ainda não invadiram o local e estão à espera do Choque.

Em fevereiro deste ano, o presídio de Jardim foi parcialmente interditado pela Justiça de Mato Grosso do Sul. O pedido foi feito pela 1ª Defensoria Pública da comarca da cidade e pelo Ministério Público Estadual (MPE), foi acatado pela juíza da Vara de Execuções Penais, Penélope Mota Calarge Regasso.

Segundo informações da Defensoria Pública, a situação tornou-se “insustentável” em janeiro deste ano, quando a população carcerária chegou a 127 internos, sendo que o estabelecimento tem capacidade para 24 presos.
Ainda segundo o órgão, a superlotação das celas “coloca em risco a segurança dos detentos e da unidade".

Nos siga no Google Notícias