Interior

'Queda de braço' faz atendimento na Casa do Trabalhador seguir suspenso

Nyelder Rodrigues e Helio de Freitas, de Dourados | 10/07/2017 20:35
Quando estava aberta, Casa do Trabalhador recebia até 300 pessoas por dia (Foto: Divulgação/Arquivo)
Quando estava aberta, Casa do Trabalhador recebia até 300 pessoas por dia (Foto: Divulgação/Arquivo)

Mais uma "queda de braço" entre prefeitura de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - e Governo do Estado prejudica serviços públicos no segundo município mais populoso de Mato Grosso do Sul. Dessa vez, o problema afeta o atendimento da Casa do Trabalhador, no Centro.

O serviço é prestado pela Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul), mas está suspenso há 10 dias. Em nota enviada pela assessoria da fundação, a justificativa para a situação é descumprimento de um termo de cooperação em que a prefeitura deveria ceder funcionários para a agência, que fica na avenida Weimar Torres.

Sem esses funcionários, não há como o local seguir em atividade. Até junho, antes do fechamento, haviam três servidores cedidos no local. Conforme apurou a reportagem, a Funtrab pediu 15 trabalhadores para o local, mas a prefeitura discordou do número, o achando excessivo, criando assim um impasse.

O termo de cooperação indicado pela Funtrab, e que não está sendo cumprido, foi firmado em julho do ano passado, ainda na gestão de Murilo Zauith (PSB). Agora, a prefeitura de Dourados é administrada por Délia Razuk (PR).

No acordo, cabe à Funtrab arcar com as despesas de aluguel, IPTU, água, luz e telefone, além de manter as adequações necessárias ao bom funcionamento, infraestrutura e supervisão do funcionamento, além de ser responsável por fornecer material para a realização dos trabalhos no local.

Segundo a Funtrab, a Casa do Trabalhador atendia uma média diária de 300 pessoas, com emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para o mercado de trabalho, seguro-desemprego e microcrédito.

"Vale ressaltar que, em recente visita pela direção da Fundação (no início de maio findo) à Casa do Trabalhador, foi constatado total abandono, com chão sujo de barro, moveis empoeirados, demonstrando que a falta de funcionários da prefeitura motivou a falta de limpeza no local, se não bastasse o emaranhado de fios pelo meio da sala na altura da cabeça", diz em nota a Funtrab.

No mesmo texto, ainda é explicado que o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, tenta há algum tempo se reunir com Délia para resolver a situação, porém não conseguiu o encontro, apesar dá várias tentativas.

"Agora, por exemplo, estava agendada reunião entre a prefeita de Dourados e a diretoria da Funtrab para esta segunda-feira, dia 10 de julho, às 14 horas, na sede da Fundação, para tratar o assunto em pauta, entretanto a prefeita não compareceu, não mandou representante e, sequer, justificou o não comparecimento", finaliza a Funtrab.

Nos siga no