Interior

Projeto viabiliza 25 mil mudas para incentivar produção do Itamarati

Vinícius Squinelo | 13/08/2013 20:37

Um grupo de pequenos agricultores do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, será beneficiado por um projeto desenvolvido pela UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul que visa incentivar a produção de erva-mate. O projeto, intitulado “Cultivo da Erva-mate como alternativa para o desenvolvimento rural sustentável no Assentamento Itamarati em Ponta Porã-MS”, é coordenado pelo professor Moises Centenaro.

Segundo informações do site A Gazeta News, o projeto visa estimular o cultivo de erva-mate como uma alternativa de renda aos agricultores. Entre os objetivos, está a transmissão de técnicas de germinação, desenvolvimento de mudas, cuidados com o solo, implantação de erva-mate e assessoramento agronômico e de gestão da propriedade. “Queremos desenvolver 25 mil mudas que serão distribuídas a um grupo de 25 assentados para que possam iniciar sua atividade nesta cultura”, informa Moises.

Segundo ele, os conhecimentos serão transmitidos através de palestras, acompanhamento prático e atendimento individualizado de acordo com as particularidades de cada assentado. O projeto visa também produzir mudas para que sejam utilizadas em implantação de reserva legal, pois se trata de uma planta nativa da região e o assentamento necessita aumentar suas reservas para se adequar à legislação ambiental.

“O objetivo é transmitir conhecimentos práticos para que os assentados após a implantação deste projeto tenham experiência técnica para produzirem suas próprias mudas e ampliar a área de cultivo, utilizando as técnicas agronômicas e de gestão para que a propriedade seja eficiente gerando condições para que os assentados possam permanecer em sua propriedade de forma sustentável”.

Vale ressaltar que o projeto terá ainda a participação de professores e alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UEMS (Unidade Universitária de Ponta Porã), um Agrônomo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso do Sul – AGRAER e da prefeitura municipal de Ponta Porã. O Projeto foi contemplado com recursos financeiros na ordem de R$: 35.683,20. A vigência do projeto é de janeiro a dezembro de 2014.

Nos siga no Google Notícias