Interior

Profissionais da saúde são capacitados para ampliar rede de imunização

Flávia Lima | 01/03/2015 13:35
Curso de capacitação acontece até dia 9 com objetivo de reciclar profissionais. (Foto:Divulgação)
Curso de capacitação acontece até dia 9 com objetivo de reciclar profissionais. (Foto:Divulgação)

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da secretaria de Saúde de Corumbá estão participando de uma Sala de Vacinação como forma de ampliar a rede de imunização nas unidades de saúde do município.

O curso, que teve início mês passado, está capacitando nesta segunda etapa 25 enfermeiros. A partir do dia 9 de março, será a vez dos técnicos de enfermagem.

A secretária de Saúde Dinaci Ranzi comentou que a capacitação está sendo importante para reciclar os profissionais e destacou que a qualificação dentro da rede de saúde pública tem ocorrido com frequência em Corumbá, permitindo celeridade na questão da vacinação.

O curso tem uma carga de 40 horas aula e está sendo ministrado pela enfermeira Ana Lúcia de Vasconcellos Pereira. O foco é o calendário vacinal de crianças e idosos e a organização do serviço dentro da rede, além do monitoramento do processo de trabalho.

A capacitação foi colocada em pauta no colegiado ampliado da Secretaria de Saúde que tem trabalhado para implantar a cogestão (gestores e trabalhadores) nos processos de decisão, e foi aprovada pela maioria presente. Além de Ana Lúcia, o enfermeiro Wangley Bento de Campos também foi indicado para capacitar os profissionais.

O objetivo é o enfrentamento das dificuldades apresentadas na cidade, tanto pela demanda da região de fronteira, como também pela falta de profissionais capacitados para atender, de forma qualificada e humanizada, as ações de imunização.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde foi implantado no país em 1973 para viabilizar ações de prevenção, controle e erradicação de doenças preveníveis por meio da vacinação.

Nos siga no