Interior

Professor traz experiência finlandesa para reforçar educação pública

Helio de Freitas, de Dourados | 21/05/2015 12:18

Integrante do programa “Professores Para o Futuro”, do Ministério da Educação, Rodrigo Duran, docente do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), apresentou a experiência da Finlândia, um dos países mais reconhecidos do mundo em educação, aos diretores da rede municipal de ensino de Nova Andradina, cidade a 400 km de Campo Grande.

Junto com outros educadores sul-mato-grossenses, Rodrigo Duran participou de um curso de capacitação em universidades de ciências aplicadas da Finlândia. Com carga de 800 horas, o programa teve conteúdos de aprendizagem baseados na internet e pesquisa aplicada em tecnologia e aprendizagem. O intercâmbio foi feito em três universidades filandesas.

“A nossa rede de ensino tem avançado muito e os índices e prêmios conferidos a Nova Andradina por esse desenvolvimento ratificam o compromisso e o apoio que o prefeito Roberto Hashioka tem destinado para a educação. A partir desse intercâmbio esperamos expandir nossos horizontes”, afirmou a secretária de Educação Nair Russo.

Segundo ela, a palestra de Rodrigo Duran teve como objetivo mostrar os motivos que levaram a educação da Finlândia a ser uma das mais reconhecidas do mundo. A oficina foi realizada no Cemid (Centro Municipal de Inclusão Digital) e reuniu diretores das escolas municipais e dos centros de educação infantil.

“Foi um momento propício para analisar os rumos da nossa educação e os caminhos que temos percorrido para oferecer cada vez mais um ensino de excelência”, avaliou a secretária.

O professor Rodrigo Duran, do IFMS, durante palestra a educadores de Nova Andradina (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
O professor Rodrigo Duran, do IFMS, durante palestra a educadores de Nova Andradina (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
Nos siga no