Interior

Procon inicia em agosto 2ª edição de campanha para tirar consumidor do sufoco

De 15 de agosto a 15 de setembro, consumidores endividados poderão aproveitar campanha para renegociar débitos

Helio de Freitas, de Dourados | 25/07/2016 11:54
Campanha do ano passado atendeu 437 consumidores (Foto: Divulgação)
Campanha do ano passado atendeu 437 consumidores (Foto: Divulgação)

O Procon de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, vai iniciar em agosto a segunda edição da campanha “Saindo do Sufoco”, para ajudar consumidores endividados a negociar débitos com lojas, bancos e até contas de água e luz.

Neste ano a campanha terá 30 dias e vai de 15 de agosto a 15 de setembro e terá apoio da Unigran e Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

A novidade na segunda edição será a participação de Procons de cidades da região, que vão fazer ações integradas com o de Dourados, segundo o diretor do órgão, Rozemar Mattos Souza.

Segundo ele, quem possuir dívidas com lojas, instituições financeira e prestadoras de serviços poderão procurar o Procon para pedir a negociação, que será intermediada pelos funcionários do órgão e voluntários. Além de facilitar o pagamento de dívidas, a campanha vai reforçar a importância da educação financeira das pessoas.

No ano passado, a campanha “Saindo do Sufoco” atendeu 437 consumidores e 95% das negociações foram concretizadas. Foram negociados R$ 375,5 mil em dívidas e os credores receberam, após os acordos, R$ 234,5 mil.

A principal dívida negociada foi com cartão de crédito, considerado o vilão disparado para o endividamento da maioria das famílias brasileiras, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Para negociar a dívida, o consumidor precisa levar documentos pessoais e comprovantes do débito, como faturas e carnês. A renegociação será feita de acordo com o orçamento familiar. O Procon de Dourados fica na Rua Joaquim Teixeira Alves, 772, Centro. O telefone para mais informações é o (67) 3411-7654.

Nos siga no