Interior

Presos estão há 20 dias em "jaula" sem banheiro na delegacia de São Gabriel

Luciana Brazil | 15/07/2014 11:57
Presos estão há 20 dias em "jaula" sem banheiro na delegacia de São Gabriel
Presos dividem cela sem banheiro e mau cheiro se espalha pelo local.

Cinco presos, detidos na delegacia de São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande, foram encontrados ontem (14) em uma cela “minúscula”, sem banheiro. Alguns deles já estão na "jaula" há mais de 20 dias, segundo o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis em Mato Grosso do Sul) Alexandre Barbosa. A denúncia se estende ainda à falta de efetivo, um único policial está disponível na delegacia para atender a população e tomar conta dos presos.

O flagrante aconteceu durante vistoria de rotina, segundo Barbosa. Nas fotos, registrados por Alexandre, é possível ver a comida deixada no chão, além de muita sujeira no local. 

Os criminosos não tem onde tomar banho e precisam urinar em garrafas pet. Já para outras necessidades fisiológicas, os detentos esperam o único policial levá-los até o banheiro. “O cheiro está muito forte. É uma situação lamentável. Eles estão como em uma espécie de jaula, muito pequena. Além dos presos estarem sofrendo, a pressão sobre o policial é muito grande”, disse Barbosa.

Segundo ele, o local deve ser usado provisoriamente, apenas durante o flagrante. “Quando acaba esse período eles são normalmente encaminhados para Coxim ou Campo Grande”.

O presidente do Sinpol acionou a Delegacia Geral de Polícia, mas até o momento a situação continua. Conforme o delegado Fabiano Gastaldi, a Covep (Coordenadoria de vara de Execução penal) é responsável pela transferência dos presos. Sem vagas, a coordenadoria não tem autorizado a transferência.

Mas Barbosa, dúvida da informação. “Não é possível que não exista vaga para estes presos. Eles estão enjaulados”, se indignou ele.

A Polícia Civil alega que vários ofícios foram encaminhados solicitando a transferência dos presos de São Gabriel do Oeste e que outras medidas não foram tomadas porque iam além da função da polícia.  O Tribunal de Justiça informa que o judiciário cumpre a função de requisitar vagas junto aos presídios, mas sem vagas, o poder não tem como intervir diretamente no caso. 

De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a primeira solicitação de vagas foi feita apenas na sexta-feira (11) passada, "cujas vagas já foram disponibilizadas em presídios".

Ainda conforme a agência, ontem foram solicitadas mais duas vagas e hoje (15) pela manha uma terceira solicitação da delegacia foi encaminhada.

Segundo nota da assessoria de imprensa, "ontem, às 16h30, foram solicitadas mais duas vagas e hoje pela manhã uma terceira vaga. Essas três vagas já estão sendo analisadas pela COVEP (Coordenadoria das Varas de Execução Penal) para fazer a devida distribuição destes presos, tendo em vista de que antes de serem enviados a presídios é necessário traçar o perfil criminológico de cada um, para fazer a sua correta distribuição".

Policiais lamentam e rechaçam a precária situação de várias delegacias do Estado, onde o efetivo permite apenas que um policial assuma o plantão, como em São Gabriel do Oeste.  

Nos siga no