Interior

Preso com 235 kg de maconha, PM é condenado a 2 anos em regime aberto

PM foi preso em fevereiro deste ano e processo demorou apenas três meses para ser julgado pela Justiça

Dayene Paz | 27/04/2022 11:11
Nilson Junior Martins estava lotado em Ponta Porã na época do crime. (Foto: Divulgação)
Nilson Junior Martins estava lotado em Ponta Porã na época do crime. (Foto: Divulgação)

Em menos de três meses após ser preso em flagrante com 235 quilos de maconha, o policial militar Nilson Junior Martins, de 40 anos, já foi julgado e condenado por tráfico de drogas. A pena de dois anos e quatro meses deverá ser cumprida em regime aberto, conforme decisão que saiu nesta terça-feira (26). 

Nilson foi preso no dia 8 de fevereiro deste ano, em Três Lagoas, cidade a 327 quilômetros de Campo Grande. Ele estava transportando a droga sob a lataria de um veículo Uno Mille Fire com placas de Nova Andradina, quando foi abordado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), durante fiscalização na rodovia BR-158. 

Após preso, Nilson confessou o crime. Ele contou que era usuário de cocaína, ocasionando em problemas familiares, empréstimos e dívidas com pessoas envolvidas no mundo do crime. Ele atuava em Ponta Porã e após receber várias ameaças, aceitou o pedido de levar o carro com droga para Três Lagoas, pois com isso a dívida seria quitada. 

Para tentar a liberdade, o advogado de defesa do policial, Pablo Buarque Gusmão, sustentou para a Justiça que Nilson tinha bons antecedentes. "É réu primário, tem bons antecedentes, não se dedica a atividade criminosa e não integra qualquer organização criminosa", ponderou Pablo. Além disso, Nilson havia passado por uma cirurgia recente.

Diante das alegações, a Justiça considerou que Nilson "violou seus deveres funcionais e abalou sobremaneira a ordem pública pela qual deveria zelar". No entanto, também levou em conta as alegações da defesa. "O acusado não registra antecedentes. Não há elementos nos autos a aferir com profundidade a conduta social nem a personalidade do denunciado. As circunstâncias já integram o tipo penal em apreço e as consequências do crime não foram graves, uma vez que as drogas foram apreendidas pela autoridade policial". 

A pena foi fixada em dois anos e quatro meses de prisão, em regime aberto, também ao pagamento de 32 dias-multa. Nilson está ativo no quadro de servidores da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). 

Prisão - Ao ser abordado pela PRF, Nilson desceu do veículo, visivelmente nervoso, e logo se identificou como policial militar do Estado do Mato Grosso do Sul, entregando a sua carteira funcional. 

Ele alegou que havia saído de Nova Andradina para Três Lagoas, para realizar a venda de um dos três cachorros que estavam no veículo. O policial também seguia viagem com uma adolescente de 15 anos que estava com seu filho de 2 anos no colo. 

Contudo, diante do nervosismo do militar os policiais iniciaram uma busca no veículo até localizarem os tabletes da droga dentro de mochilas, no interior das portas e bancos dianteiros e traseiro, além do assoalho e caixa de areia. 

Amontoado de maconha apreendidos no veículo conduzido por policial. (Foto: Reprodução)

A adolescente admitiu que sabia da presença da droga no veículo e que iria receber certa quantidade de dinheiro para acompanhar Nilson durante a viagem. Ele e a criança foram encaminhados para o Conselho Tuteral da cidade. Já os cães, aparentemente da raça Shih-tzu, foram entregues para a Associação Protetora Três Lagoas.

 

Nos siga no