Interior

Prêmio “Marta Guarani” homenageia Dia Internacional da Mulher

Eleita por uma comissão de entidades, a contabilista Gedália Ferreira de Ávila, de 80 anos, vai receber o prêmio, instituído em 2004

Helio de Freitas, de Dourados | 07/03/2016 09:02
Plenário da Câmara de Veadores de Dourados, onde será entregue hoje o prêmio “Marta Guarani” (Foto: Divulgação)
Plenário da Câmara de Veadores de Dourados, onde será entregue hoje o prêmio “Marta Guarani” (Foto: Divulgação)

Será entregue na noite desta segunda-feira (6) o Prêmio Mulher Cidadã “Marta Guarani”, instituído em 2004 pela Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O prêmio homenageia o Dia Internacional da Mulher e neste ano será entregue para a contabilista Gedália Ferreira de Ávila, eleita pela comissão de avaliação formada por representantes de entidades.

A entrega ocorre na sessão ordinária do Legislativo douradense, que começa às 18h30. De acordo com a assessoria da Câmara, o prêmio é considerado um símbolo de parte da luta histórica das operárias norte-americanas que deram a vida para imortalizar a data. No dia 8 de março de 1857, em Nova York, um grupo de mulheres foi queimado após reivindicar direitos trabalhistas.

Em Dourados o prêmio foi criado para “destacar a importância da mulher no conjunto da sociedade, como mãe, esposa, trabalhadora, que contribui para o desenvolvimento político, social e econômico da cidade”.

“O Dia Internacional da Mulher deve ser lembrado como marco de igualdade e de valorização da presença feminina. É uma forma de reforçar a garantia de justiça, respeito e dignidade da mulher”, afirmou o presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM).

O nome do prêmio é homenagem à líder indígena Marta Guarani, que lutou pelos direitos do seu povo. Ela morreu no dia 6 de setembro de 2003, aos 62 anos, de infarto. Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

Homenageada – Gedália Ferreira de Ávila, 80, tem uma trajetória de vida voltada ao trabalho social e assistencial em Dourados. Foi presidente do Clube Indaiá, presidente da Creche São Francisco, fundadora do Cursilho de Dourados e da Associação Anjos do Senhor, que tem 17 anos de atuação.

A entidade desenvolve várias ações na comunidade, como distribuição mensal cestas básicas aos pacientes que fazem hemodiálise, duas mil fraldas e materiais de higiene pessoal a pacientes dos hospitais atendidos pelo SUS, empréstimo e doação de cadeiras de rodas e outros equipamentos ortopédicos.

Nos siga no