Interior

Prefeitura reativa farmácia básica no posto da Vila Rosa em Dourados

Edmir Conceição (*) | 06/10/2011 15:46
Moradores conversam com responsável pela farmácia básica da Vila Rosa. (foto: A. Frota)
Moradores conversam com responsável pela farmácia básica da Vila Rosa. (foto: A. Frota)

A prefeitura ativou na manhã desta quinta-feira mais uma farmácia básica em Dourados. Desta vez os beneficiados são os moradores da Vila Rosa e região, que eram obrigados a se deslocar ao PAM (Pronto Atendimento Médico) em busca de medicamentos. Essa farmácia, desativada há vários anos, está instalada na Unidade de Saúde do bairro.

Durante a reativação oficial da farmácia, a secretária municipal de Saúde Sílvia Bosso falou da satisfação em poder oferecer o serviço à comunidade, graças ao empenho do prefeito Murilo Zauith. Segundo ela, pelo menos 30 mil pessoas serão beneficiadas com 110 itens de medicamentos à disposição. O vereador Pedro Pepa estava presente.

A secretária disse que o prefeito tem conhecimento da necessidade em implantar mais farmácias em Dourados, mas explicou que entre as dificuldades está a falta de profissionais para assumir esse setor. O Ministério da Saúde exige a permanência de um farmacêutico em cada farmácia. Sílvia contou que a última profissional concursada assumiu na Vila Rosa.

Silvia Bosso falou também sobre o serviço de manutenção feito naquela unidade, com pintura, e troca de lâmpadas, adiantando que foi apenas um paliativo até que seja iniciada a reforma completa e ampliação. A secretária afirmou que já estão garantidos R$ 300 mil para a obra, aguardando apenas a liberação do recurso.

A manutenção foi feita no sábado através do projeto-piloto “Equipes em Ação”, que tem como objetivo melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários da saúde pública e oferecer serviços de acordo com as necessidades da comunidade.

Servidores do setor de Gestão Operacional, do Núcleo de Atenção Básica e da Unidade de Saúde fizeram a pintura da recepção e de algumas salas, troca de lâmpadas, colocação de placa de identificação nas portas, poda de árvores e lavagem da área externa.

A meta é realizar a ação nas unidades do Jardim Santo André e Seleta até dezembro e a partir de janeiro estender para outros postos de saúde.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no