Interior

Prefeitura diz que intervenções deram fluidez ao trânsito em Dourados

Gabriel Neris | 04/01/2013 16:20
Semáforo na avenida Marcelino Pires, em Dourados, recebeu adequação de três tempos (Foto: Divulgação)
Semáforo na avenida Marcelino Pires, em Dourados, recebeu adequação de três tempos (Foto: Divulgação)

A determinação do prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), iniciado em 2011, trouxe uma série de intervenções em vias da cidade, proporcionando fluidez no tráfego de veículos e segurança. Além da limitação da circulação de veículos de carga no perímetro urbano com base em lei municipal, outras medidas foram colocadas em prática.

A transformação de vias em mão única, exclusão de estacionamento em determinados trechos, retirada de rotatórias, instalação de semáforos em pontos estratégicos e sinalização horizontal e vertical fazem parte deste investimento. A Prefeitura instalou semáforos em sete cruzamentos e sinalizou as pistas.

Na avenida Marcelino Pires, rotatórias foram retiradas e uma terceira faixa foi implementada.

Semáforos de três tempos foram instalados em cruzamentos como a Hayel Bon Faker com Cuiabá, Firmino Vieira de Mattos com Monte Alegre e Presidente Vargas com Weimar Gonçalves Torres. Faixa divisória com placas de Pare em barros inteiros também foram implementados como no Altos do Alvorada, Parque do Lago I, Jardim Novo Horizonte e Água Boa.

Para o transporte coletivo, 93 sinalizadores de parada de ônibus foram instalados em 13 bairros. Pontos também foram cobertos na rua Coronel Ponciano, Aziz Rasslen, na Cafelândia, Rua das Jaboticabeiras e na avenida Marcelino Pires.

A educação no trânsito também fez parte das ações em 2012, com várias palestras, blitz educativa, feira, campanhas como “Pedestre Pé na Faixa, Motorista Pé no Freio” e trabalhos em parceria com universidades, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Exército e Guarda Municipal.

Para garantir segurança, a Agetran autorizou a vistoria de 87 veículos de táxi, 198 mototáxi, 15 veículos de transporte escolar e emitiu 551 credenciais de vagas para pessoa idosa com isenção do estacionamento rotativo e outras 17 para pessoas com deficiências.

Nos siga no