Interior

Prefeitura acaba com obrigação do uso de máscara em locais fechados

Equipamento continua obrigatório em unidades de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios públicos e privados

Helio de Freitas, de Dourados | 14/03/2022 15:09
Douradenses de máscara em frente de escola, no dia 24 de fevereiro. (Foto: Helio de Freitas)
Douradenses de máscara em frente de escola, no dia 24 de fevereiro. (Foto: Helio de Freitas)

Decreto que será publicado ainda nesta segunda-feira (14) acaba com o uso obrigatório de máscara em ambientes externos e internos em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A medida, segundo o prefeito Alan Guedes (PP), ocorre devido ao momento de baixa taxa de ocupação de leitos e de transmissão da covid-19 e da alta cobertura vacinal.

A máscara passou a ser obrigatória em Dourados no dia 15 de junho de 2020, três meses após o surgimento dos primeiros casos da doença na cidade. Naquele momento, a prefeitura resistia em adotar a obrigatoriedade e só tomou a decisão depois de pressão do Ministério Público.

Entretanto, o equipamento de proteção continuará obrigatório em alguns estabelecimentos da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

O decreto a ser publicado hoje mantém o uso obrigatório nos postos de saúde, policlínicas, hospitais, clínicas médicas e laboratórios públicos e particulares. Pessoas com sintomas gripais e com diagnóstico confirmado para covid-19 também terão de continuar usando a máscara.

“Analisamos diversos cenários, observamos os índices de vacinação, a redução da média móvel no número de casos e decidimos seguir o Estado e adota o uso facultativo de máscaras”, disse o prefeito Alan Guedes.

Conforme o Vacinômetro, Dourados aplicou 440 mil doses da vacina contra covid-19. Foram 191 mil vacinados com a primeira dose, 159 mil com a segunda, 13 mil com a dose única, 72 mil com a terceira dose e 5 mil com a quarta dose. No total, o município possui 75,93% de pessoas imunizadas.

Entretanto, os números mostram que houve redução na procura pela segunda e terceiras doses. São 32 mil douradenses que não tomaram a segunda dose e 119 mil que ainda não receberam a terceira dose.

“O decreto não impede que aqueles que desejam continuem usando máscara. Vale lembrar que caso haja aumento significativo no número de casos, novas ações poderão ser adotadas”, disse o secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior.

De acordo com boletim divulgado ontem à noite, Dourados tem atualmente 169 casos ativos de covid-19. São 19 pessoas internadas e 250 em isolamento domiciliar. A doença matou 736 douradenses em dois anos de pandemia.

Nos siga no