Interior

Prefeito de Dourados oficializa reabertura do comércio após lockdown

Alan Guedes optou por seguir programação já feita pela prefeitura antes da mudança do Prosseguir

Nyelder Rodrigues e Helio de Freitas, de Dourados | 11/06/2021 19:01
Ainda em lockdown, cenário vazio dominou hoje a avenida Joaquim Teixeira Alves (Foto: Helio de Freitas)
Ainda em lockdown, cenário vazio dominou hoje a avenida Joaquim Teixeira Alves (Foto: Helio de Freitas)

Alegando queda nos números da covid-19 na cidade, com redução de até 45% na média móvel de novos casos da doença, o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), anunciou nesse fim de tarde de sexta-feira (11) a reabertura do comércio a partir de domingo (13), quando o decreto anterior de lockdown não estará mais em vigor.

Dourados vai somar 14 dias em restrição drástica de circulação de pessoas e abertura de estabelecimentos para conter o avanço do novo coronavírus no município. Agora, apesar de mantido em bandeira cinza no Prosseguir, Guedes frisa que a programação inicial feita pela prefeitura antes do lockdown será seguida.

"Alcançamos números satisfatórios graças ao apoio e compreensão da maioria da população douradense. Mas nossa cidade já ofereceu sua cota de sacrifício e vamos continuar com o plano de reabertura da economia traçado lá atrás", destaca em live no Facebook.

Guedes ainda ressaltou que a importância do uso de máscaras e a necessidade de seguir praticando o distanciamento correto entre as pessoas, além da higienização, em especial das mãos. O decreto que vai regular o que pode e não já foi publicado.

Limites - Como segue na bandeira cinza, o horário do toque de recolher vai das 20h às 5h, sendo permitido a abertura de igrejas, academias de ginástica, aulas da rede privada e a realização da Feira Agroecológica do Parque dos Ipês.

Os espaços devem respeitar o limite de ocupação de 30% da capacidade máxima, entre eles bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias e conveniências, além do distanciamento de dois metros entre os clientes e funcionários. Cada mesa deve ter no máximo quatro cadeiras em cada uma delas, exceto quando os membros ali forem da mesma família.

Apesar da abertura, não está permitida à permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno dos estabelecimentos citados a qualquer momento que seja. O serviço de delivery será permitido até às 23h para o setor de alimentação, mas é vedado até 20h a entrega de bebidas alcoólicas, todos os dias.

As igrejas devem também instalar recipientes com álcool em gel em suas entradas e aferir a temperatura de quem for entrar no templo, com uma pessoa fazendo a devida orientação do público. Já nas academias a distância mínima deve ser de cinco metros e os professores devem usar luvas, além das próprias máscaras

Supermercados - Supermercados, hipermercados, atacadistas, mercados e lojas de médio e grande porte deverão além de cumprir recomendações básicas quanto a álcool em gel e aferição de temperatura, devem ainda receber apenas 50% da lotação e podem apenas vender os produtos, sem oferecer espaço para que eles sejam consumidos ali mesmo.

A recomendação da prefeitura, segundo o artigo 3, é que a entrada e permanência de crianças não ocorra nesses locais. No caso dos esportes, estão autorizados atividades orientadas pela própria prefeitura, enquanto o esporte coletivo amador segue proibido. Os parques também deverão continuar fechados.

Por fim o decreto ainda proíbe a abertura de bibliotecas, museus, teatros, arenas, saunas, boliches, espaços kids, locais com mesa de sinuca e similares, além de realização de festas e comemorações diversas, inclusive em residências ou áreas comuns de condomínios, que deverão seguir fechados também.

Nos siga no