Interior

Prefeito causa polêmica ao propor boi para limpar entorno de aeroporto

Bonito vive polêmica ao prefeito defender gado no entorno de aeroporto

Kleber Clajus | 20/02/2014 21:21
Proposta de Leleco está em análise junto ao Ministério Público do município, mas não é bem aceita (Foto: Daniela Aguena / Bonito Notícias)
Proposta de Leleco está em análise junto ao Ministério Público do município, mas não é bem aceita (Foto: Daniela Aguena / Bonito Notícias)

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco (PT do B), estuda a possibilidade de colocar gado no entorno do aeroporto municipal para controlar o crescimento de vegetação que, durante a estiagem, incendeia e provoca o cancelamento de voos. A proposta gerou polêmica no município distante 257 quilômetros de Campo Grande.

Para a vereadora da oposição, Osair Xavier (PSD), a principal crítica é quanto à segurança das operações do aeródromo que possui voos domingos e quartas-feiras, operados pela empresa Azul Linhas Aéreas.

“Sou contra essa ideia. O Executivo até ia apresentar o projeto, mas creio que desistiram. Como vai criar gado e para quem vai arrendar a área”, questiona a vereadora.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o debate realmente existe na cidade, mas a área a ser utilizada fica fora do perímetro de segurança do aeroporto, que é cercado. A limpeza do local foi solicitada pela empresa Dix Empreendimentos Ltda. Para encontrar uma solução mais definitiva para a área, o prefeito chegou a cogitar a ocupação dela com gado. Por outro lado, essa não é a única ideia em análise realizada em conjunto com Ministério Público.

O diretor executivo da concessionária do aeroporto, Frederico de Siqueira, disse que a empresa “cumpriu sua obrigação” ao informar que a ideia de Leleco não é a melhor neste caso, em razão das normas definidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operações no aeródromo. A empresa chegou a receber um ofício da prefeitura sobre a questão.

Neste contexto, ficou a cargo do promotor de Justiça, Thalys Franklyn de Souza, intermediar uma possível solução para a polêmica. O Campo Grande News procurou o promotor, mas até o fechamento não obteve resposta.

O aeroporto de Bonito possui pista com dimensão de dois mil metros de comprimento e 30 de largura. A área, que fazia parte das Fazendas Belo Horizonte, Mutum e Coqueiro, foi adquirida em 2002.

Nos siga no