Interior

Portadores de deficiência recebem capacitação profissional em Dourados

Vinícius Squinelo | 09/09/2011 22:53

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta sexta-feira , no Centro de Convivência da Pessoa Portadora de Deficiência Dorcelina Folador, um curso de capacitação para portadores de deficiências contratados por empresas parceiras no mês passado.

A capacitação, sobre “postura profissional”, foi ministrada pelo Senai e contou ainda com a participação de profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

“As empresas entenderam o benefício do curso e pediram para que outros funcionários com deficiência também participassem”, afirmou a coordenadora do Centro, Luiza Mara Rodrigues.

Ela esclareceu que os participantes receberam todas as instruções básicas de como a pessoa deve se portar no ambiente de trabalho, como postura, roupa adequada e hierarquia.

De acordo com Ricardo Maeda, que sempre participava de entrevistas, mas nunca conseguiu uma oportunidade de emprego, a capacitação é fundamental para ter um currículo completo.

“Aqui conquistei um espaço. A dificuldade era tanto pela minha limitação quanto pela falta de aperfeiçoamento. A capacitação é fundamental para lidar melhor no trabalho e garantir sucesso”, afirmou Ricardo.

Segundo o supervisor técnico de gestão do Senai Thiago Prates, responsável pela palestra, há empresas que exigem alguns comportamentos e características de seus funcionários.

“Eles precisam se conscientizar que as dificuldades não são um fator limitador, mas devem ser utilizadas como oportunidade. O objetivo era abordar a socialização, sempre com a postura profissional. Cada um que participou é sim diferente, mas não devem se sentir limitados e sem capacidade para exercer qualquer função”, explicou Prates.

Ele lembrou que o município está em crescimento, o que movimenta a economia local e aumenta a oferta de vagas, assim como a necessidade de mão-de-obra qualificada.

Interessados em entrar no mercado de trabalho podem encaminhar o currículo para o e-mail dorcelina.folador@yahoo.com ou o deixar no Centro de Convivência, localizado na Rua dos Caiuás, 955. Outras informações pelo telefone 3411-7726.

Nos siga no Google Notícias