Interior

População quer reabertura de centro odontológico fechado há 2 meses

Caroline Maldonado | 26/02/2015 11:45

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de Jardim, a 233 quilômetros de Campo Grande, está fechado desde o recesso do fim do ano passado, porque a prefeitura resolveu reduzir despesas para obedecer a lei de responsabilidade fiscal, que determina os gastos com folha de pagamento de servidores.

A população fez um abaixo-assinado, mas a prefeitura informou que ainda não teve acesso ao documento. Nesta sexta-feira (27), o prefeito Erney Cunha Bazzano se reunirá com a presidência do Sions (Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul), que quer a reabertura da unidade.

O centro tinha cerca de oito funcionários, dentre eles cinco odontologistas. Os contratados foram demitidos e os concursados remanejados, segundo a presidente do Sions, Marta Maria Duarte Brandão. “O sindicato acredita que o prefeito vai se sensibilizar com a nossa reivindicação e reabrir o centro de especialidades”, comentou Marta, ao lembrar que esse era o único centro com especialidades da região.

O prefeito do município não atendeu os telefonemas da reportagem, mas a assessoria de comunicação da prefeitura informou que as atividades do CEO são realizadas nos postos de saúde dos bairros. “Mesmo o CEO funcionando os postos de saúde tem dentista disponível para população”, respondeu a prefeitura, que não confirmou a demissão de contratados.

No entanto, os odontologistas dos postos fazem apenas atendimento da atenção primária, que não inclui ortodontia, periodontia, cirurgia e estomatologia, conforme a presidente do sindicato. “A própria população fez o abaixo-assinado, porque ficou sem esses serviços e colheram inúmeras assinaturas, mas não vimos esse documento ainda”, detalhou Marta.

Nos siga no Google Notícias