Interior

Ponta Porã comemora 102 anos com entrega de obras e shows musicais

Luciana Brazil | 18/07/2014 09:12
Conhecida como Princesinha dos Ervais, cidade comemora 102 anos. (Foto: Divulgação)
Conhecida como Princesinha dos Ervais, cidade comemora 102 anos. (Foto: Divulgação)

A cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, comemora hoje 102 anos de fundação. Com mais de 76 mil habitantes, o município está localizado sobre a serra de Maracaju e tem papel importante na economia de Mato Grosso do Sul. A 323 quilômetros de Campo Grande, Ponta Porã é conhecida como a Princesinha dos Ervais, por causa das grandes plantações de erva mate. Para celebrar a data, a prefeitura preparou uma programação especial que terá entrega de obras e shows musicais.

Serão três dias de festa, que começou nesta quinta-feira. Hoje, a partir das 9 horas, o prefeito Ludimar Novais (PPS) entrega reformas de escolas e lançamentos de obras da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). No fim da tarde, às 17 horas, moradores poderão curtir o show de Almir Sater e Jerry Spíndola, além de outros artistas. Também no pacote está a liberação do sinal wi-fi no Parque dos Ervais.

Amanhã, escolas que passaram por reformas e ampliações serão entregues no distrito de Sanga Puitã. Eletrodomésticos serão distribuídos em escolas de Ponta Porã. No fim da tarde, o grupo Funk-se abre a rodada de shows. Mari Depieri, Orquestra de Reciclados de Cateura, Jazz Monde, Surfistas de Trem e Gideão Dias fazem parte da lista de atrações.

Ontem, o prefeito inaugurou a academia da saúde, entregou patrulhas mecanizadas no assentamento Itamarati e também entregou escolas reformadas na cidade.

Ponta Porã, está na fronteira com Pedro Juan Caballero e tem como símbolo uma cuia de chimarrão e outra de tereré, representando as duas culturas da região. As principais atividades são a pecuária, agricultura e extração de madeiras, além do comércio, prestação de serviços e serviços públicos.

A cidade é destino certo para quem quer fazer compras, do outro lado da fronteira, em Pedro Juan Caballero. 

História - Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porã era apenas uma região deserta no interior do Paraguai, onde morava uma tribo de índios, descendentes do povo Guarani. A região também era local de parada de carreteiros, que faziam o transporte da erva-mate.

Depois da guerra, Tomás de Laranjeiras explorava e industrializava a erva-mate em Ponta Porã e exportava para Argentina. Em 1892 começa chegar na região muitos migrantes gaúchos, que chegaram para viver da agropecuária. Em 1987 é criado o primeiro destacamento policial na região e, em 1900 Ponta Porã se torna distrito de Bela Vista.

Finalmente no dia 18 de julho de 1912 o município de Ponta Porã, que em guarani quer dizer ponta bonita, é criado pela lei nº 617. Dois distritos fazem parte do município, Sanga Puitã e Cabeceira do Apa.

Nos siga no