Interior

Polícia faz reprodução de assassinato em ambulância, cometido por delegado

O delegado Fernando Araújo da Cruz Júnior, está preso desde o dia 29 de março no Garras em Campo Grande

Viviane Oliveira | 09/04/2019 09:59
Reprodução simulada foi realizada na noite de ontem em Corumbá (Foto: divulgação/Diário Corumbaense)
Reprodução simulada foi realizada na noite de ontem em Corumbá (Foto: divulgação/Diário Corumbaense)

A Corregedoria da Polícia Civil e a DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio) realizaram na noite de ontem (8) reprodução simulada da execução do boliviano Alfredo Rangel Weber, 48 anos. O crime aconteceu na noite do dia 23 de fevereiro, em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande.

O principal suspeito pelo crime é o delegado Fernando Araújo da Cruz Júnior, preso desde o dia 29 de março em Campo Grande. Acusado de ter dado cobertura, o investigador Emmanuel Nicolas Contis Leite também cumpre prisão temporária. Os dois, segundo o site Diário Corumbaense, não participaram da reprodução.

Testemunhas que presenciaram o fato participaram da ação para esclarecer alguns pontos. Após a conclusão dos trabalhos, um laudo pericial apontará a veracidade dos fatos, revelando, por exemplo, o local exato, hora e como foi executada a ação que acabou na morte do boliviano. Ainda segundo as informações, o inquérito está em andamento e há mais informações para serem detalhadas.

Execução - Segundo as investigações, a desavença entre o delegado e Alfredo Weber começou durante as eleições para presidente da associação de agropecuaristas na Bolívia, onde o sogro de Fernando concorria ao cargo. Houve uma discussão entre Alfredo e outros participantes do evento. O delegado é acusado de pegar uma faca e desferir golpes contra o boliviano, que foi socorrido para um hospital local, mas, devido à gravidade, acabou transferido para Corumbá. Já em Mato Grosso do Sul, a ambulância foi fechada por uma caminhonete. O condutor, apontado como sendo o delegado, desceu e atirou no paciente. O homem morreu e o motorista da ambulância retornou com o cadáver ao País vizinho.

Afastado das funções - A Polícia Civil afastou compulsoriamente Fernando Araújo da Cruz Júnior do cargo de delegado, titular na Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso de Corumbá. O investigador Emmanuel Nicolas Contis Leite também foi afastado do cargo. O afastamento foi publicado na edição de quinta-feira passada no dia 4 do Diário Oficial do Estado. Fernando está preso no Garras (Delegacia Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros). O Emmanuel está detido na 3ª Delegacia de Polícia Civil.

Nos siga no