Interior

Polícia faz devassa em comércio de sucatas e prende dois por receptação

Dono de ferro velho e comprador de materiais recicláveis foram presos em flagrante hoje em Naviraí

Helio de Freitas, de Dourados | 16/03/2023 14:59
Polícia faz devassa em comércio de sucatas e prende dois por receptação
Policiais em um dos locais vistoriados durante operação hoje em Naviraí (Foto: Divulgação)

Comerciante de 34 anos de idade, dono de ferro-velho, e um comprador de materiais recicláveis, de 47 anos, foram presos em nesta quinta-feira (16) no âmbito da Operação Tubalcaim, deflagrada pela Polícia Civil em Naviraí, a 359 km de Campo Grande. Os dois foram autuados em flagrante por receptação de fios de cobre furtados do sistema de telefonia.

No início da manhã, 13 policiais da 1DP e da Delegacia Regional de Naviraí saíram às ruas para vistoriar locais identificados como pontos de receptação de produtos furtados. Nos últimos meses, a cidade enfrentou grande incidência de furto de cabos telefônicos e fios de cobres de residências e obras em andamento.

No ferro-velho localizado na Avenida Caarapó, os policiais localizaram 21,7 quilos de cobre de fios de telefonia. O proprietário foi preso.

Já no outro imóvel, na Rua Trevo, foram encontrados mais 2,6 quilos de cobre de 6 metros de cabo telefônico. Técnico de empresa telefônica confirmou à polícia que nos dois locais os cabos encontrados eram furtados. O proprietário do imóvel, que trabalha com compra e venda de materiais recicláveis, também foi preso.

Previsto no artigo 180 do Código Penal, o crime de receptação qualificada prevê pena de três a oito anos de reclusão. Os presos foram encaminhados à 1DP e autuados em flagrante.

Conforme os investigadores, mesmo após as prisões, a Polícia Civil dará continuidade à fiscalização para reprimir essa atividade criminosa que tem causado transtornos e prejuízo financeiro à população da cidade.

Nome da operação – O nome “Tubalcaim” faz referência a pessoa citada nas escrituras como primeiro ferreiro da história da humanidade ao descobrir a possibilidade de trabalhar com o cobre – descoberto, segundo as estimativas, em 9.000 a.C., no Oriente Médio.

Nos siga no
Veja Mais