Interior

PMA apreende 1,1 km de redes de pesca armadas em escada de peixe

Lúcio Borges | 28/05/2015 22:58
Material apreendido pela polícia ambiental (Foto: divulgação PMA)
Material apreendido pela polícia ambiental (Foto: divulgação PMA)
Parede da Usina Sergio Motta (Foto: divulgação PMA)

Agentes da PMA (Policial Militar Ambiental) apreenderam pelo menos 1,1 km de redes de pesca que estavam sendo armado em frente à escada de peixe da hidrelétrica no lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paraná, no município de Batayporã. Ação aconteceu nesta quinta-feira (27) em fiscalização no lago da Usina, onde foi pego os apetrechos com 1.170 metros.

Conforme a PMA ao chegar nas proximidades da barragem da Usina Sérgio Motta, os agentes avistaram quatro embarcações com pescadores armando as redes, inclusive, cercando a escada de peixe da hidrelétrica. Os infratores fugiram em embarcações potentes ao avistarem a PMA.

A legislação proíbe a pesca a menos de 1.000 metros das barragens, porém, alguns pescadores arriscam-se para armar petrechos nesses locais, devido à facilidade de captura, em razão do acúmulo de cardumes no local. Trata-se de local extremamente perigoso para a navegação, pois fica a jusante dos vertedouros, com correnteza muito forte.

A PMA tentará identificar os pescadores no intuito de responsabilizá-los pelo crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção.

Nos siga no