Interior

PM prende na fronteira homem com folhas de coca embaladas a vácuo

Helio de Freitas, de Dourados | 23/06/2016 13:59
Folhas de coca, matéria-prima da cocaína, foram compradas em Assunção (Foto: Divulgação)
Folhas de coca, matéria-prima da cocaína, foram compradas em Assunção (Foto: Divulgação)

Um homem de 55 anos de idade, natural de Bom Conselho (PE), foi preso ontem (22) em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, transportando folhas de coca embaladas a vácuo. A coca é um produto tradicional em regiões andinas, principalmente na Bolívia e Peru, onde é usada para fazer chá, mas também é a matéria-prima da cocaína.

A prisão foi feita por policiais militares por volta de 18h de ontem, quando a equipe fazia ronda na Rua Batista de Azevedo. Os policiais pararam uma caminhonete Toyota Hilux preta, com placa do Paraguai, e durante vistoria encontraram o pacote com as folhas de coca.

O homem contou ter comprado o produto em Assunção, capital do Paraguai, mas a embalagem informava que as folhas tinham sido embaladas em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele foi detido e levado para a Polícia Civil.

A lei brasileira trata a folha de coca como produto proibido, mas já existiram casos no país de pessoas presas por importarem o produto, mas que depois foram absolvidas em instâncias superiores.

Nos siga no