Interior

Placar da destruição: 150 casas, 100 árvores, duas escolas e um hospital

Chuva provou estragos em Bandeirantes. Equipe da Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (28) no município que já decretou situação de emergência

Guilherme Henri e Bruna Pasche | 28/09/2018 12:05
Telhado e forro de escola foram destruídos durante temporal. (Foto: Marina Pacheco)
Telhado e forro de escola foram destruídos durante temporal. (Foto: Marina Pacheco)

O temporal com ventos de 100 quilômetros por hora atingiu 150 famílias, arrancou cerca de 100 árvores, deixou 10 feridos e destelhou pelo menos três prédios públicos entre eles o hospital de Bandeirantes – a 70 quilômetros de Campo Grande. Além disso, equipe da Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (28) no município que já decretou situação de emergência.

Conforme o prefeito Alváro Urt, ainda não há como estimar o valor que será gasto para reparar os estragos provocados pela chuva. A Defesa Civil juntamente com equipes da prefeitura estão levantamento os estragos e um relatório oficial sobre a situação deve ser divulgado ainda hoje.

“Ontem ficamos até 21h cortando e carregando árvores caídas na área rural e urbana. Foi muita coisa”, descreve o prefeito.

Restos de telhas de escola arrancados durante temporal de ontem (Foto: Marina Pacheco)
Talha com telha de zinco foi completamente arrancado pelo vento (Foto: Marina Pacheco)

O chefe do administrativo municipal esteve reunido nesta manhã com o secretariado para viabilizar os trâmites burocráticos que darão sustentação jurídica ao decreto de situação de emergência.

Parte dos materiais que serão doados as famílias afetadas pela chuvas, como telhas e lonas, serão doadas pela Defesa Civil. Além disso, o órgão também distribuirá uma cesta básica para cada família.

“Ainda não temos os números, mas levantamentos que parte do município está sem energia. A Energisa já foi acionada e trabalhou durante a noite toda para que a situação seja normalizada ainda hoje”, destacou o diretor-presidente da Defesa Civil, tenente coronel Catarinelli.

Muro de casa foi destruído pela chuva (Foto: Marina Pacheco)

Tristeza – Sem conter as lágrimas, o auxiliar de serviços gerais, Átila da Silva, 59 anos, detalhou que estava descansando quando o temporal atingiu sua casa, que fica na região central de Bandeiras.

A casa dele foi destelhada e a chuva molhou todos os móveis da residência, inclusive os eletrodomésticos. Hoje, o pouco que resto à ele foi colocado exposto no sol. “Nem o fogão quer ligar”, disse em meio as lágrimas.

Cidades - Segundo a Defesa Civil, além de Bandeirantes, as cidades de Caarapó, Jardim e Naviraí também foram afetadas pelas chuvas.

Serviço – As famílias afetadas precisam de cobertores, colchões e roupas. As doações podem ser feitas pelos telefones: (67) 99660-5318 (Sirlene) e (67) 9999-5543 (Elida). Voluntários juntamente coma igreja oferecerão almoço e janta na Matriz nesta sexta. A é para quem for buscar almoço ou janta na igreja precisa levar uma vasilha.

Casa com lona depois de ser destelhada
Árvore arranca perto de escola depois de temporal
Raiz de árvore caída durante chuva
Lona sendo colocada em casa que foi destelhada
Parte de porta de hospital foi arrancada
Parte de telhado de escola foi destelhado
Forro de sala de aula despencou durante chuva
Telhado de casa foi arrancado pelo vento
Sofás de casa molhados pela chuva
Pertences de morador expostos ao sol
Prefeito Alvaro Urt ao lado de agente da Defesa Civil Estadual
Nos siga no