Interior

PF cumpre mandados em investigação de fraudes no Bolsa Família em MS

Segundo investigação, benefício era concedido sem fiscalização e beneficiavam pessoas que não se encaixavam no perfil do programa

Silvia Frias | 12/11/2019 08:19
Investigação preliminar aponta que benefício não levou em conta renda per capita e composição familiar (Foto: Ana Nascimento/MDS/Divulgação)
Investigação preliminar aponta que benefício não levou em conta renda per capita e composição familiar (Foto: Ana Nascimento/MDS/Divulgação)

A PF (Polícia Federal) cumpre mandados de busca e apreensão em Ladário e Corumbá em investigação sobre irregularidades na concessão do Programa Bolsa Família, decorrentes da falta de fiscalização das condições socioeconômicas dos beneficiários.

A Operação Sodalitia cumpre três mandados de busca e apreensão emitidos pela Vara Federal de Corumbá. As equipes da PF, composta por 30 policiais, estão na Secretaria Municipal de Assistência Social, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), todos em Ladário.

Documentos apreendidos durante ação da PF (Foto/Divulgação: PF)

As buscas tem objetivo de verificar a existência de benefícios concedidos ou mantidos indevidamente, em favor de indivíduos que não preencham os requisitos, como a composição familiar e a renda per capita.

Preliminarmente foram coletados indícios de que o benefício teria sido concedido amplamente, ou seja, a qualquer pessoa que declarasse, por conta própria, preencher os requisitos do programa.

De acordo com a PF, não havia verificação da veracidade das informações prestadas e também não teriam sido feitas inspeções, por meio de visitas e entrevistas das equipes da secretaria.

O nome da operação remete aos primórdios da assistência social no mundo, quando, na Roma Antiga, havia os sodalitia, que eram espécies de associações (collegia) que cuidavam da assistência dos idosos, doentes e pobres.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em secretaria de Assistência Social (Foto/Divulgação: PF)
Nos siga no