Interior

Pescador salva filhote de onça presa em anzol no Rio Miranda

Salvamento foi acompanhado de perto pela mãe do filhote; pescador cortou linha, que foi arrastada pelo animal

Silvia Frias | 14/10/2019 11:37
Onça ficou presa no anzol e se debatia na água, segundo pescador (Foto/Reprodução)
Onça ficou presa no anzol e se debatia na água, segundo pescador (Foto/Reprodução)

Pescador há 14 anos, Edmilson Cabral Pereira, 50 anos, deparou-se com um “peixe” diferente no Rio Miranda, na última quinta-feira (10). Um filhote de onça estava enroscado em anzol de galho, salvamento que filmado por ele e acompanhado de perto pela mãe do animal.

Edmilson vive há sete anos em Miranda, perto do rio, e foi avisado por outros moradores da região que o animal estava preso no anzol. “Eles passaram de barco e não tiveram coragem de cortar”.

Acompanhado do pai, o pescador foi até a margem do rio indicada e encontrou a onça que se debatia e não conseguia sair da água. “O anzol tava no peito dela, quanto mais ela se mexia, mais entrava”.

No vídeo, ele se aproxima com cuidado para cortar o cordão do anzol com facão. Toda a movimentação é acompanhada da mãe do filhote que está no barranco. “A mãe estava brava, podia pular na gente, tava muito perto”.

Depois de alguns minutos, o pescador consegue cortar a corda e a oncinha sai da água, arrastando o gancho. Segundo Edmilson, parecia que o anzol estava enganchando superficialmente. “No seco vai sair fácil, na água é que ia ser difícil”.

Edmilson diz que já viu a mãe e o filhote na região outras vezes. “Ela fica por aqui, já vi umas 3 ou 4 vezes; tem outra onça que tem dois filhotes que também já vi por aí, a gente se conhece”, brincou. O pescador disse que recebeu mensagens de apoio e outras de crítica, por ter danificado o anzol de algum colega. "Eu não ia deixar o filhote lá, tadinho".

No fim do vídeo, Edmilson diz que a onça se vira e acredita que seja uma forma de agradecimento. “Ou isso ou um aviso de que na próxima ela me pega”.

Nos siga no