Interior

Paranhos comemora 28 anos de emancipação política nesta terça-feira

Mariana Rodrigues | 17/11/2015 07:57
O município possui como principais atividades produtivas a pecuária de corte e leiteira. (Foto: Divulgação)
O município possui como principais atividades produtivas a pecuária de corte e leiteira. (Foto: Divulgação)

Paranhos, distante 469 quilômetros de Campo Grande comemora nesta terça-feira (17) 28 anos de emancipação política. O município localizado na região sul do estado, faz fronteira com o Paraguai e possui uma população estimada de 13.494 habitantes.

A cidade surgiu em um campo que possuía duas vertentes formadoras de dois pequenos rios. Neste local, construíram grandes depósitos de erva-mate, planta nativa da região e explorada pelos índios e paraguaios.
A localidade passou a receber imigrantes de vários estados, o progresso, porém, só chegou na região com o surgimento da empresa Mate Laranjeira.

No início da década de 40, quando foi definida a fronteira Brasil-Paraguai a cidade passou a se chamar Paranhos, em homenagem ao diplomata de fronteiras José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco. Em 1958, se tornou Distrito e no dia 17 de novembro de 1987, através da Lei Nº. 777, Paranhos foi elevado a município, desmembrando de Amambaí.

O município possui como principais atividades produtivas a pecuária de corte e leiteira. As propriedades de economia familiar representam 82,5% dos estabelecimentos rurais da cidade.

Nos siga no