Interior

Para salvar acordo, Índios desocupam fazenda depois de pedido de caciques

Aliny Mary Dias | 23/06/2013 11:29

Após conversa com caciques e lideranças indígenas, o grupo que ocupou a Fazenda Água Clara em Sidrolândia na tarde de ontem (22) saiu das terras no fim da noite. De acordo com o líder Alberto Terena, de 43 anos, o grupo não sabia do acordo firmado entre autoridades, ruralistas e lideranças indígenas.

A área pertence ao produtor rural Afrânio Pereira e não há informações se o fazendeiro saiu da propriedade após a ocupação.

Alberto afirma que o grupo não chegava a 100 índios e entrou na propriedade sem comunicar os caciques. Os indígenas pertencem às aldeias Olho d’água e Água Azul.

O líder conta que quando os caciques souberam da ocupação, foram até a fazenda e conversaram com o grupo. Os índios seguiram as orientações e deixaram a Fazenda Água Clara por volta da meia noite.

Acordo – Segundo a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), o acordo e entidades ruralistas, governo do Estado, lideranças indígenas, entidades ligadas à Igreja Católica, o ministro Chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, Funai e outras autoridades firmaram o acordo na última quinta-feira (20).

Na região de Sidrolândia, principalmente na região da Aldeia Buriti, já são mais de 20 invasões registradas, sendo que a fazenda Buriti, do ex-deputado Ricardo Bacha, teve sua sede incendiada e completamente destruída pelos indígenas da etnia terena, que mantém ações de invasões em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias