Interior

Para incentivar vacinação no interior, vale até "shot santo" de vodka

Chapadão do Sul é o quinto município sul-mato-grossense que mais tem pessoas adultas que não se vacinaram

Guilherme Correia | 13/08/2021 09:57
Imagem aérea de Chapadão do Sul, município do interior de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução)
Imagem aérea de Chapadão do Sul, município do interior de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução)

Um bar em Chapadão do Sul, a 321 quilômetros de Campo Grande, decidiu fazer uma campanha para incentivar com que a população local se vacine contra a covid-19, oferecendo uma dose de bebida alcoólica, para os que comprovarem ter tomado o imunizante.

Segundo dados levantados ontem pelo Campo Grande News, o município é o quinto em todo Mato Grosso do Sul, que mais possui população adulta vacinável sem tomar a primeira dose, cerca de 6,2 mil.

"A iniciativa foi por conta da população, que muito esquecem de tomar a segunda dose, ou de vacinar mesmo", disse o proprietário do estabelecimento, de 32 anos, Luis Carlos Vieira. O "shot santo" é um drink próprio do estabelecimento, feito a base de vodka e licor. Ele será distribuído aos 50 primeiros que apresentarem comprovante de vacinação e documento pessoal hoje e amanhã.

A pergunta que alguns podem se fazer é se pode tomar bebida após a vacinação. Ainda que alguns especialistas recomendem cuidado, sobretudo com doses muito grandes, as quatro vacinas disponíveis no Brasil, Astrazeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, não têm nenhuma contraindicação em suas bulas e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não emitiu nenhuma orientação nesse sentido.

Luis ainda não se vacinou por conta de uma condição médica, mas incentiva que a população receba o imunizante, sobretudo os mais jovens, para estarem mais protegidos e prevenir casos graves entre as pessoas que convivem por lá. 

Por lá, para garantir o shot é preciso mostrar comprovante de vacinação e documento pessoal. (Foto: Reprodução)

"Nos dias de vacinação, muitos não estão na cidade, alguns empregadores 'seguram' o funcionário para ir se vacinar, e, no geral, muita gente não consegue", opina.

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde local flexibilizou o horário dos pontos de imunização, com horários mais acessíveis, e a expectativa é de que cada vez mais pessoas consigam tomar o antígeno. "É um incentivo a mais, muitos jovens que gostam de sair à noite e agora podem ir mais protegidos", diz o proprietário do bar.

A prefeitura de Chapadão publicou material de divulgação intitulado "sextou, vacinou", para informar que toda a população de 18 anos ou mais possa se vacinar, em quaisquer ESFs da cidade, das 13h às 20h, enquanto houver doses disponíveis.

Incentivo - Outros lugares do Brasil fizeram ações semelhantes a essa - em Campo Grande, até mesmo casas da swing incentivaram a população a se vacinar. Ainda na Capital, a própria prefeitura municipal decidiu incentivar a vacinação do público mais jovem ao realizar eventos nos pontos de imunização.

Em todo Mato Grosso do Sul, 86,2% da população adulta tomou a primeira dose, enquanto 49,2% foram imunizados. Já em relação ao total de habitantes, que inclui as crianças e adolescentes, cerca de 64% tomou ao menos uma dose e 36,5% se imunizou.

Nos siga no