Interior

Para evitar fechamento, moradores vão administrar fábrica de vidro

Anny Malagolini | 26/07/2016 11:10
foram coletadas 50 mil toneladas do material em menos de 1 ano (Foto: Divulgação)
foram coletadas 50 mil toneladas do material em menos de 1 ano (Foto: Divulgação)

A Casa de Vidro em Bonito - distante 257 km de Campo Grande, chegou perto de seu fechamento, mas por iniciativa de moradores do município, o local será mantido em funcionamento. Preocupados com a questão ambiental do principal destino do ecoturismo em Mato Grosso do Sul, dez amigos se reuniram e criaram a Associação amigos do rio Formoso. Juntos, eles irão arrendar o espaço e dar continuidade ao projeto criado em 2014.

O local foi criado para a coleta e reutilização de vidros, e a população do município é a principal fornecedora do material. Todos os dias, garrafas de bebidas alcoólicas a frascos de perfume e remédios são levados a casa de vidro para sua reciclagem. Com os vidros reciclados, a Fábrica então dá forma a produtos de decoração e de itens domésticos, como luminárias e copos; um destino certo para o material que leva até 1 milhão de anos para se decompor na natureza. Em menos de um ano foram coletadas 50 mil toneladas do material.

Para o biólogo Breno Fernandes Teixeira, e um dos fundadores da associação, a existência de um local que dê destino ao vidro é essencial para manter dar um fim ao material, que se descartado na natureza, pode ter vida longa. “Montamos a associação para tratar os problemas de Bonito, a casa de vidro tem a cara da cidade, e sabemos a importância desse lugar. Trabalhar a sustentabilidade é difícil, levantam a bandeira mas nem todo mundo coloca a mão na massa”, expôs.

Segundo o associado, a casa de vidro vai operar até o dia 31 de julho, após a data as operações serão paralisadas para uma “reformalização” do projeto. Breno disse também que não haverá lucro entre os associados, toda a arrecadação da empresa será utilizada para o custeio do próprio negócio. A empresa conta com 5 funcionários, que segundo Breno serão mantidos.

Nos siga no